Destaques

Notícia publicada quinta-feira 03 maio 2012

Morre aos 90 anos o médico e cientista palmeirense Metry Bacila

Gostou, compartilhe

Faleceu o médico e cientista Metry Bacila, as 5h30 de quinta-feira (3), em Curitba, aos 90 anos de idade. Ele nasceu em Palmeira, em 1922, filho de Amin Bacila e Vitória Bacila. Casado com Celia Sheifer, deixa os filhos Célia Regina, Mauricio e Maria Silvia, além de três netos. Era irmão do médico Jorge Bacila, que atuou durante décadas em Palmeira.

Entre as diversas atividades que desenvolveu, Metry Bacila foi professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e participou de missões na Antártida, onde foi um dos responsáveis pela implantação da estação Comandante Ferraz, base brasileira no continente gelado. Dentre as várias homenagens e reconhecimentos recebidos ao longo da sua carreira, destaca-se o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Cientifico.

Bacila chefiou diversos laboratórios na UFPR, como os de Física e Química Biológica. Ministrou aulas em universidades de todo País e recebeu muitos prêmios. Deixou diversas publicações, entre as quais, o livro “Bioquímica Veterinária”. Foi também membro titular da Academia Brasileira de Ciências e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Em 2009 foi homenageado em Palmeira com a Honorífica Ordem da Freguesia Nova de Nossa Senhora da Conceição, chancelada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, que denominou naquele ano o 8º encontro do povo palmeirense ao Dr. Metry Bacila, de acordo com informações da atual presidente do IHGP, Vera Lúcia de Oliveira Mayer.

O corpo de Metry Bacila foi velado no Cemitério Parque Iguaçu e o sepultamento aconteceu no final da tarde de quinta-feira (3), com grande acompanhamento de familiares, amigos e colegas de trabalho.