Geral

Notícia publicada terça-feira 08 setembro 2015

Morre o agricultor Nonô Pereira, pioneiro no Brasil no uso do plantio direto na palha

Gostou, compartilhe

Morreu na manhã de terça-feira (8), em Ponta Grossa, o agricultor Manoel Henrique Perreira, conhecido como Nonô Pereira, aos 76 anos de idade. Nascido em 25 de dezembro de 1938, em Jacarezinho, destacou-se por seu um dos pioneiros na prática do plantio direto na palha, em sua propriedade em Palmeira, a Fazenda Agripastos. O corpo está sendo velado na capela mortuária do Cemitério Parque Campos Gerais e será cremado na quarta-feira (9), às 10 horas, no mesmo local.

Foi na Fazenda Agripastos que o agricultor fez os primeiros experimentos da revolucionária prática há pouco mais de 40 anos. Mal sabia ele que a sua iniciativa estava decretando o impulso da então rústica agricultura brasileira para o topo da produtividade e da produção em nível mundial.

Daqueles primeiros hectares no Paraná onde o sistema do plantio direto começou a ser praticado como experiência, 40 anos depois a prática já é adotada em todo o Brasil, em mais de 32 milhões de hectares, segundo dados da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (Febrapdp) e da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).

Fundador e primeiro presidente da Febrapdp, de 1996 a 1998, Nonô voltou a presidir a entidade por mais dois mandatos, entre 1998 e 2000 e de 2008 a 2010. Foi homenageado com o título de diretor honorário da Febrapdp, ao lado de Herbert Bartz e Franke Dijkstra, outros dois agricultores paranaenses e, assim como Nonô, também foram pioneiros do uso do plantio direto, precursores da prática, a partir de 1972, em suas propriedades, nos municípios de Mauá da Serra e de Carambeí, respectivamente.

Em reconhecimento à importância dos três pioneiros do sistema de plantio direto para a agricultura do Paraná e do Brasil, em dezembro de 2013, eles foram condecorados com a Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado, em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, alusiva aos 160 anos da emancipação política do Paraná.

Diversos títulos e honrarias fazem parte do currículo de Nonô. Ele dizia já nem saber quantos eram, mas destacava que recebeu cada um deles com alegria, pois as homenagens, na verdade, somente confirmaram sua persistência na pesquisa e aperfeiçoamento do sistema.

Nonô foi bem mais que agricultor ao desenvolver a técnica. Ele foi, muita vezes, engenheiro ao adaptar equipamentos. Boa parte deles preserva em um memorial do plantio direto que mantém na Agripastos.

Antes, ele recebeu prêmio pelo seu trabalho como grande difusor do sistema, na cidade de Burgos, na Espanha, no ano de 1998. A distinção foi concedida pela Asociación Burgalesa de Laboreo de Conservación (ABULAC), uma entidade que luta pelo desenvolvimento do plantio direto naquela região da Espanha. O prêmio foi entregue durante a Feira Nacional de Maquinaria Agrícola, um dos mais importantes eventos espanhóis do setor.

Mérito Universitário

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) prestou o que seria a última homenagem em vida ao agricultor na sexta-feira (4), com a entrega da Medalha do Mérito Universitário, em sessão solene extraordinária do Conselho Universitário. Com a implantação e difusão do sistema, Nonô destacou o nome da UEPG e da região mundialmente. A homenagem foi um reconhecimento do curso de Agronomia a um dos pilares para a fundação do curso, que completa 31 anos em 2015, e também do incentivo para a implantação da disciplina “Plantio Direto na Palha”, introduzida, em 1984, na grade curricular.

Na homenagem em reconhecimento à vida dedicada pelo pai ao setor agrícola, a professora Stella Kossatz Pereira, chefe do Departamento de Odontologia da UEPG, enalteceu a presença profissional de Nonô Pereira. Recorda que, quando criança imaginava o pai como um super-herói. “Hoje tenho certeza que ele é um super-herói”. Salientou, em seu pronunciamento, o trabalho incansável dedicado pelo pai à agricultura como pesquisador e autodidata. A professora registrou que os resultados da tecnologia do plantio direto estão marcados no dinamismo de Nonô Pereira que no seu laboratório de pesquisa, a terra, obteve reconhecimento do mundo.