Geral

Notícia publicada quarta-feira 31 outubro 2018

Município de São João do Triunfo vai receber unidade do SAMU 192

Gostou, compartilhe

O município de São João do Triunfo está avançando no processo de adesão ao Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da região dos Campos Gerais. A assinatura do contrato de rateio, publicado na edição do dia 25/10/2018 edição nº 1231 do Diário Oficial do Município. Por esse contrato a Prefeitura de São João do Triunfo destinará mensalmente ao SAMU Campos Gerais o valor de R$ 3.134,67 por mês entre julho e dezembro de 2018, totalizando R$ 18.808,02. Já a partir de janeiro de 2019, quando novo contrato deve ser assinado, o valor pode sofrer reajuste.

Processo

O processo de participação do município iniciou no dia 19 de dezembro de 2017, quando a Câmara Municipal aprovou a Lei Nº 1.754 que ratificou o Protocolo de Intenções firmado junto com outros 27 municípios das 3ª, 4ª e 21ª Regional de Saúde do Estado e autorizou a entrada do município no consórcio intermunicipal. A criação do consórcio que vai gerir o serviço aconteceu no início do mês de fevereiro e o projeto seguiu para pedido de credenciamento junto ao Ministério da Saúde, que também deve repassar recursos para o custeio do consórcio.

O SAMU Campos Gerais depende ainda de outros processos, como as operações aéromédicas e também a elaboração de um concurso público para a contratação de cerca de 420 profissionais para que efetivem suas atividades nos municípios na região abrangida.

O que é o SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São situações de urgência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível. É um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.