Geral

Notícia publicada quarta-feira 19 novembro 2014

Museu Oscar Niemeyer completa 12 anos com programação especial

Gostou, compartilhe

O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, completa 12 anos de atividades no sábado (22). Para comemorar a data, a entrada será gratuita o dia todo (10h às 18h) e o Museu vai oferecer uma programação especial aos visitantes. Haverá visitas guiadas, entrega de obra e apresentação de dança.

Às 11 horas será inaugurada a exposição “Isolde Hötte, sua obra”. A mostra pontua a trajetória da pintora e ceramista na arte paranaense. A exposição faz parte de um projeto especial do MON, desenvolvido pelo setor de Ação Educativa em parceria com o Departamento de Museologia, Restauro e Conservação do Museu. A finalidade é apresentar ao público a história de um artista que tenha obras no acervo do MON e seja de grande importância para as artes visuais. No mesmo horário será entregue uma escultura, da artista Carla Vendrami (1962-2009), doada ao acervo do MON.

À tarde, às 14 horas, o público pode conferir uma visita guiada à exposição “Histórias do Acervo MON – Em Aberto”, feita pela diretora cultural Estela Sandrini. A mediação vai explicar a mostra, que traz mais de 200 obras de artistas que estão no acervo, composto atualmente por cerca de 3.400 obras.

Nestes quase 12 anos, mais de mil obras foram incorporadas ao acervo do Museu Oscar Niemeyer. Entre os artistas presentes nesta exposição estão Alfredo Andersen, Alfredo Volpi, João Turin, Miguel Bakun, Poty Lazzarotto, Theodoro De Bona, Guido Viaro, Helena Wong, Antanas Sutkus, German Lorca, Joaquín Torres García, Francisco Brennand, Beatriz Milhazes e muitos outros nomes de grande importância nas artes visuais.

Às 15 horas, ocorre, no chão de vidro, uma apresentação do Curso Técnico da Escola de Dança do Teatro Guaíra. A apresentação será aberta e faz parte da disciplina “Estudos Experimentais Criativos”.

Em seguida, às 16 horas, haverá uma visita mediada pela mostra “Frida Kahlo – As Suas Fotografias”, que termina no domingo (30). Guiada por Maria José Justino, diretora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), a visita procura explicar a importância destes retratos que compõem a exposição para compreender a trajetória de Frida Kahlo.

O público pode conferir também as exposições “Genesis – Sebastião Salgado”, “Frida Kahlo, as suas fotografias”, “Eliane Prolik – Da matéria do mundo”, “Histórias do Acervo MON – em aberto”, “IDEA/Brasil”, “João Turin – Vida, obra, arte”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer” e o “Pátio das Esculturas”.
Haverá também desconto de 10% em todos os produtos do Café e nos itens da marca MON da Loja.
O MON

O Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em novembro de 2002, mas o projeto do prédio principal foi inaugurado em 1978. O projeto é do renomado arquiteto que deu o nome ao Museu – Oscar Niemeyer. Em 2001 o edifício deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar no Museu. O prédio foi adaptado e ganhou um anexo, chamado popularmente de Olho.
O Museu tem cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina. Como um dos mais importantes Museus em âmbito internacional, o MON se consolidou e se tornou rota de grandes exposições.
Serviço:
Aniversário do MON
Data: 22 de novembro de 2014
Entrada gratuita
Horário: 10 às 18 horas
Rua Marechal Hermes, 999. Centro Cívico