Destaques

Notícia publicada sexta-feira 18 setembro 2015

Músico palmeirense mostra ‘segredos’ do piano a estudantes de escola municipal

Gostou, compartilhe

Estudantes da Escola Municipal Imaculada Conceição participaram de uma atividade diferente na quinta-feira (17). Eles conheceram ‘segredos’ de um instrumento musical que é bastante conhecido, o piano. Quem revelou as informações sobre o piano foi o músico palmeirense Douglas Passoni, que fez uma apresentação da história do instrumento, desmontou o piano para explicar como funciona e executou algumas peças, “música diferente daquela que estão acostumados a ouvir”, segundo ele.

O músico iniciou tocando duas obras do compositor erudito Frédéric Chopin, “gênio do romantismo que escreveu incansavelmente para piano”, explica ele. Em seguida, uma peça da compositora palmeirense Maria Eunice Baptista Ceccatto, “para que saibam que em nossa cidade há também produção musical erudita”, disse o músico, que também é membro do Instituo Histórico e Geográfico de Palmeira.

A audição terminou com o clássico do compositor brasileiro Ernesto Nazareth, “Odeon”. Ainda, foi realizada uma execução a quatro mãos com uma de suas alunas de piano e uma peça a quatro mãos com a participação dos alunos, que, assim, também puderam tocar piano e sentir os sons que o instrumento emite.

Agora, o músico pretende desenvolver atividades de apreciação musical na escola, para atender mais alunos, levando até eles conhecimento musical. Para conseguir abranger um número maior de estudantes, que é sua intenção com este tipo de atividade, Passoni afirma que precisaria ter um piano disponível e um espaço mais amplo.

Bastante animado com a receptividade dos alunos, o músico diz que espera proporcionar mais momentos como este para as crianças de Palmeira. “A música pianística existe ao nosso redor e tem identidade”, afirma, projetando futuras ações que levem a música para um número ainda maior de pessoas.

Douglas com alunos Imaculada 1