Destaques

Notícia publicada quarta-feira 24 fevereiro 2016

Mutirão de combate à dengue em Palmeira acontece neste sábado

Gostou, compartilhe

Acontece neste sábado (27) o mutirão de combate à dengue em Palmeira. A ação é uma força-tarefa que envolve as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e de Obras, além do funcionalismo público e moradores de Palmeira.

A proposta é de que a equipe de trabalho percorra todas as residências dos bairros Vila Rosa, Rocio 1 e Centro para eliminar os focos de possíveis criadouros de larvas. É importante que os moradores destas áreas participem e permitam o acesso dos agentes em suas residências para a realização do trabalho. No sábado, dois caminhões caçamba da Prefeitura estarão percorrendo a cidade para realizar a coleta dos materiais resultantes da limpeza realizada pela força-tarefa.

Funcionários públicos da Prefeitura e demais moradores da cidade são convidados para fazer parte da força-tarefa. Os interessados têm até quinta-feira (25) para realizar cadastro no site da Prefeitura (clicando aqui) ou no Departamento de Epidemiologia, localizado na esquina das ruas Jesuíno Marcondes e 15 de Novembro, anexo à Saúde da Mulher.

Os servidores que participam do mutirão terão direito a um dia de trabalho abonado em prol da população. Os participantes da força-tarefa serão informados por e-mail sobre o local de encontro, caso tenham feito a inscrição pela internet. Quem realiza a inscrição presencial é informado na hora sobre o local. No dia da ação é importante usar calça jeans, calçado fechado, boné, protetor solar e repelente.

Estado de risco

Segundo dados do Departamento de Epidemiologia, Palmeira enfrenta um estado de infestação. Entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016 foram encontrados 19 mosquitos da espécie aedes aegypti em Palmeira. Segundo o enfermeiro Jean Carlos das Almas “ainda não temos casos confirmados de dengue na cidade, mas a prevenção é muito importante para evitar que a doença chegue ao município”, relatou.

Orientações

Na quinta-feira (18) a Vigilância em Saúde, por meio do programa Municipal de Controle ao Mosquito da Dengue, realizou reunião técnica com os agentes comunitários de saúde, auxiliada pelos agentes de endemias. O objetivo foi levar mais informações aos agentes de saúde e aumentar a equipe na luta contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus zika, disponibilizando aos agentes mais conhecimentos para identificação dos sintomas da doença e reconhecimento do mosquito.