Geral

Notícia publicada terça-feira 26 maio 2015

Mutirão paranaense deve realizar três mil cirurgias nos Campos Gerais

Gostou, compartilhe

Mais de três mil pacientes dos 12 municípios de abrangência da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa devem ser beneficiados, nas próximas semanas, com mais uma edição do mutirão de cirurgias eletivas, promovido pelo Governo do Estado. Os primeiros pacientes serão convocados já a partir desta semana para programar a realização dos procedimentos, que incluem cirurgias das áreas de ortopedia, ginecologia, oftalmologia e cirurgia geral.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, foi necessário articular os serviços de saúde da região para acelerar o fluxo de atendimento e diminuir o tempo de espera dos pacientes. “Apesar de serem cirurgias eletivas, que não são de urgência, é preciso que elas sejam realizadas rapidamente para que não haja complicações no quadro clínico das pessoas”, destacou.

Cerca de R$ 2 milhões serão investidos para realizar o mutirão, que envolverá a estrutura física e os profissionais de saúde de Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, e o Hospital do Rocio, em Campo Largo.

Atualmente, outros cinco hospitais são referência para cirurgias eletivas na região. Três em Ponta Grossa (Evangélico, Bom Jesus e Santa Casa), um em Jaguariaíva (Hospital Municipal) e um em Palmeira (Santa Casa).

Toda a estratégia para a execução das cirurgias extras foi apresentada aos prefeitos da região pela diretora da 3ª Regional de Saúde, Scheila Mainardes, durante reunião na semana passada. Segundo ela, a partir de agora as secretarias municipais vão dar inicio à etapa de contato dos pacientes e agendamento dos procedimentos.

“A intenção é verificar quem já está apto a ser submetido às cirurgias, ou seja, com todos os exames pré-operatórios em dia. Com isso, daremos prioridade àquelas pessoas que já podem ser encaminhadas para o centro cirúrgico”, explica Scheila.