Geral

Notícia publicada sexta-feira 17 julho 2015

Nível do rio Iguaçu volta a subir rapidamente em Porto Amazonas

Gostou, compartilhe

O nível do rio Iguaçu, no trecho que corta a cidade de Porto Amazonas, voltou a subir nas últimas horas, de acordo com o monitoramento hidrológico realizado pela Copel. Em 12 horas, das 23 horas de quinta-feira (16) até ás 11 horas de sexta-feira (17), o nível do rio subiu 1,21 m, passando de 3,31m para 4,52m.

Segundo o portal www.portoamazonas.com, a rua Jesuino Marcondes, em local próximo ao antigo curtume, já está parcialmente interditada. A mesma via já havia sido bloqueada na madrugada de segunda-feira (13) após o Ribeirão Bonito, afluente do rio Iguaçu, transbordar.

A Defesa Civil de Porto Amazonas está de prontidão e acompanha a situação do rio Iguaçu. A população também deve ficar atenta, especialmente os moradores das regiões mais baixas e próximas ao rio.

O nível considerado normal no trecho que corta Porto Amazonas é de aproximadamente 1,70m. No alagamento registrado em 2014, o nível chegou a 6,40 m e alagou a região central da cidade.

Segundo o Simepar, ao longo dessa sexta-feira um novo sistema frontal se desenvolve entre a região Sul do Brasil e o oceano Atlântico, por isso o tempo segue instável em todas as regiões do estado do Paraná. Os acumulados de chuvas previstos ainda podem causar transtornos para a população paranaense, principalmente para as regiões que já enfrentam chuvas muitas significativas, como sudoeste, centro-sul, divisa com Santa Catarina e parte dos Campos Gerais. As temperaturas seguem amenas em todas as regiões do Estado. No decorrer do dia, o tempo começa a melhorar no setor oeste, fronteira o Paraguai e, no fim de semana a chuva dá uma trégua e o sol volta a aparecer, principalmente no domingo.

No sábado (18), finalmente, o sol volta a predominar na maioria das regiões paranaenses devido ao afastamento para o oceano Atlântico das áreas chuvosas que atuaram sobre o Paraná na última semana. Na faixa leste, a nebulosidade ainda fica muito variável, porém há previsão de chuvas leves para a madrugada e início do dia. No interior do estado, entre a tarde e a noite, eventos isoladas de chuvas podem ocorrer, contudo serão de curta duração. O ar que avança após o deslocamento das áreas chuvosas não é muito frio, por isso que não há previsão de resfriamento no estado. Na faixa norte volta a fazer um pouco de calor no período da tarde.

Conforme boletim da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, emitido na manhã desta sexta-feira (17), nenhuma ocorrência foi registrada no município. No Paraná já chega a 35.022 o número de pessoas afetadas pelas chuvas, em 57 municípios, no período de uma semana. Foram contabilizados 37 feridos com as chuvas, uma pessoa morta, 18 casas destruídas e 4.6631 danificadas.

Telefones
O telefone da Defesa Civil é 199 e do Corpo de Bombeiros é 193. O contato da Defesa Civil em Porto Amazonas pode ser feito através dos telefones (42) 3256-1110 ou (42) 9139-7776. Os números de outros municípios podem ser conferidos no site da Coordenadoria Estadual (www.defesacivil.pr.gov.br), no ícone “Coordenadorias Municipais”, que fica no lado direito da página.