Geral

Notícia publicada terça-feira 09 agosto 2016

Ouriço é capturado no bairro Santa Bárbara em Ponta Grossa

Gostou, compartilhe

No dia 04 de agosto foi encontrado um animal silvestre, sendo um ouriço-cacheiro (Sphiggurus villosus) no bairro Santa Bárbara em Ponta Grossa. O animal entrou na área do Departamento de Educação e a polícia ambiental foi chamada para ver o ouriço. Como o animal poderia correr o risco de sofrer ferimentos e ataques de cães, os funcionários foram orientados a fazer a apanha e encaminhar o ouriço ao Posto de Polícia Ambiental de Vila Velha. O ouriço apresentava boas condições sanitárias e sem ferimentos, por isso foi solto em seu habitat natural nas proximidades do Parque Estadual de Vila Velha.

Espécie

A espécie é um animal arborícola, possuindo cauda preênsil e unhas fortes para melhor locomoção entre os galhos. Seu hábito na natureza varia entre crepuscular e noturno e são animais solitários. É um roedor tímido e inofensivo, porém sua estratégia de defesa são os espinhos que possui em toda região dorsal. Ao contrário de que se normalmente imagina, eles não são capazes de lançá-los, mas em situação de perigo eles encolhem o corpo e eriçam os espinhos, que ao entrar em contato com a pele causa ferimentos e dor, levando o predador a desistir dessa presa indigesta.  Conhecido popularmente como ouriço-cacheiro, esta espécie é endêmica de Mata Atlântica, ocorrendo em áreas restritas a Minas Gerais, Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, entretanto, esta espécie foi recentemente observada no estado do Espírito Santo. Devido à grande degradação de seu habitat, são muito encontrados em florestas secundárias, em bordas de mata e até em regiões urbanas.

Pedimos desculpas pelo equívoco publicado no texto anterior, onde dissemos que era na localidade de Santa Bárbara em Palmeira, na verdade foi no bairro Santa Bárbara em Ponta Grossa, conforme informado pela polícia ambiental.