Geral

Notícia publicada terça-feira 11 outubro 2016

Outubro Rosa é mês dedicado à prevenção do câncer de mama

Gostou, compartilhe

Outubro Rosa é mês dedicado à prevenção do câncer de mama

Fazendo parte das ações realizadas neste mês, o Governo do Estado fez o lançamento da campanha ‘Você é uma só. Use o tempo a seu favor’. No mês dedicado à prevenção do câncer de mama, além do cuidado com a saúde, a mensagem também destaca a importância de separar um tempo para o lazer e o bem-estar.
A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa aproveitou para compartilhar sua experiência e alertar sobre a importância de fazer exames preventivos.
“A mulher vive uma luta diária para conquistar novos espaços na política, na economia, em cargos importantes do setor privado e, muitas vezes, precisa conciliar esse trabalho com funções no lar e na família. Porém, ela não deve deixar de lado o cuidado com ela mesma e, principalmente, com a sua saúde”, ressalta o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama, que surgiu em 1997 nos Estados Unidos. Desde então, são promovidas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção por meio do diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.
O câncer de mama é o de maior incidência na população feminina e uma das principais causas de mortes em mulheres no Brasil. Entretanto, quando detectado na fase inicial, as chances de cura são grandes. Dos casos diagnosticados precocemente, 95% evoluem para a cura com o tratamento adequado. Ao buscar um serviço de saúde, a equipe indicará quando e como realizar a mamografia.

Fotos: Rogério Mainardes – SECS