Geral

Notícia publicada segunda-feira 27 março 2017

Palestra sobre a tuberculose foi realizada em Porto Amazonas

Gostou, compartilhe

Para alertar sobre a tuberculose, a Unidade Básica de Saúde se Porto Amazonas promoveu na última semana uma palestra com um grupo de pacientes, que são acompanhados pela psicóloga Thaíse de Paula do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e que são atendidas na unidade. Além da palestra a Unidade teve uma decoração temática e as agentes comunitárias de saúde distribuíram folders explicativos e promoveram a sensibilização da comunidade em suas visitas domiciliares.

Sinais e sintomas
De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais frequentes são:
- Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
- Cansaço excessivo e prostração;
- Febre baixa geralmente no período da tarde;
- Suor noturno;
- Falta de apetite;
- Emagrecimento acentuado;
- Rouquidão.
As pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.
Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.
A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Prevenção e tratamento
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.