Geral

Notícia publicada sábado 10 junho 2017

Palmeira é destaque em seminário de erradicação do trabalho infantil

Gostou, compartilhe

Palmeira foi um dos destaques durante o 3º Seminário Estadual das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizado no auditório da Unicentro, em Guarapuava, na terça-feira (6). O evento teve como objetivo reforçar o combate ao trabalho infantil precoce em todo Paraná.

O município de Palmeira foi citado como exemplo devido aos projetos e procedimentos que realiza com sucesso em relação ao tema. A assistente social, Márcia Regina Wansovicz, foi uma das palestrantes do evento e relatou as experiências sobre as ações estratégicas do PETI no município.

Além da comitiva de Palmeira composta por 12 pessoas, com representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Agência do Trabalhador, e das secretarias de Educação e Assistência Social, também estiveram presentes no Seminário gestores, conselheiros dos direitos da criança e do adolescente, técnicos da assistência social e representantes da sociedade civil organizada de outros 55 municípios do Estado que recebem cofinanciamento do Governo Federal para o desenvolvimento de ações estratégicas do PETI estiveram presentes.

Durante o evento foram levantadas quais as dificuldades para a implementação das ações de combate ao trabalho infantil. O seminário também fez um balanço sobre a utilização, pelos municípios, dos recursos disponibilizados para o PETI nos últimos três anos. Os dados apresentados servem para traçar um panorama das próximas ações do Estado e dos municípios.

PETI

Criado pelo Governo Federal, em 1996, o PETI tem o objetivo de proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. O programa, além de assegurar a transferência direta de renda às famílias, oferece a inclusão das crianças e dos jovens em serviços de orientação e acompanhamento. A frequência escolar é uma das regras exigidas.