Geral

Notícia publicada sexta-feira 30 setembro 2016

Palmeira foi Destaque na 39ª EFAPI que aconteceu em Ponta Grossa

Gostou, compartilhe

 

Patrícia Ecave – Palmeira vem se destacando na pecuária regional e comprovou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido com a expressiva participação na 39ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (EFAPI), realizada entre os dias 14 e 18 de setembro. A cidade foi representada pelo gado charolês da Cabanha Tesourão e por ovinos PollDorset da Fazenda Serrana, ambos tendo sido notadamente premiados.

O título de Grande Campeão do gado charolês ficou com o macho Mandrake, de 1.340 kg e 47 meses, enquanto a fêmea Nina, de 917 kg e 41 meses, foi agraciada pelo de Suprema Grande Campeã, sendo ambos os animais provenientes da Cabanha Tesourão, do município de Palmeira. Nelson Klas, proprietário de Mandrake e Nina, faz questão de frisar o orgulho de ter nascido neste município e o trabalho ali desenvolvido, o qual tem proporcionado bons resultados para a pecuária.

A Fazenda Serrana, de propriedade de Suzette Dzierwa e Paulo Roberto Dzierwa, participou da Efapi com seis exemplares da Raça PollDorset, sendo três machos e três fêmeas PO. A Grande Campeã da Raça foi a fêmea de nome Panda 2716 e a Reservada de Grande Campeã foi a Panda 2515. O Grande Campeão foi o macho de nome Panda 2702 e, por sua vez, o título de Reservado de Grande Campeão ficou com o Panda 2580. Todos do criatório da Fazenda Serrana.

Segundo Suzette Dzierwa, as feiras são importantes vitrines para os criadores mostrarem seu trabalho, “é importante ainda para avaliarmos como estamos conduzindo nossos rebanhos; se os critérios de seleção que estamos utilizando estão de acordo com o que o mercado procura”, frisa. A criadora dos ovinos ainda lembra que as feiras também são significativos momentos de encontro e confraternização, além dos negócios que proporcionam.

A Associação Brasileira de Criadores de Charolês – ABCC, com cerca de 380 criadores ativos em todo o País, tem atualmente 18 Núcleos atuantes distribuídos nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e no Paraná. A Feira foi prestigiada com a presença de todos os criadores do estado do Paraná, dentre eles as CabanhasEstrêla, Barbosa, Tigre, Estância Nova, Joná e Tesourão, assim como pelo Núcleo de Criadores de Charolês dos Campos Gerais – PR, presidido por Nelson João Klas.

Para Klas, a participação em um evento como a EFAPI é de grande importância para os criadores, “o evento simboliza a importância de um segmento produtivo que tem grande representatividade em nossa economia, além de ser uma forma de publicidade para a raça”. O presidente ainda listou as virtudes do charolês – é o gado de melhor cruza industrial, com relevante ganho de peso e produtividade, além da excelente qualidade da carne. Nelson Klas, Hexa Campeão Brasileiro Consecutivo de Exposição de Gado Charolês, finalizou tratando da importância do apoio aos criadores e expositores por parte da Sociedade Rural dos Campos Gerais e da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Com a apresentação de 63 animais, a última EFAPI ultrapassou novamente Esteio, que contou com a participação de 56 animais, consolidando-se, portanto, como a maior exposição do Brasil, pelo terceiro ano consecutivo. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês, Wilson Borges, também prestigiou o evento, fazendo parte da comissão julgadora dos animais.