Geral

Notícia publicada sexta-feira 24 fevereiro 2017

Palmeira ganha 20 novos Agentes Comunitários de Saúde

Gostou, compartilhe

O prefeito Edir Havrechaki sancionou na quarta-feira (22), a Lei n° 4.303, que abre 20 novas vagas de Agente Comunitário de Saúde (ACS) no município de Palmeira. A sanção aconteceu após a Câmara de Vereadores aprovar a matéria em segunda discussão na terça-feira (21), durante Sessão Ordinária.

Além das 20 vagas abertas para ACS, a Lei também autorizou duas contratações para o cargo de Assistente de Farmácia e uma para Farmacêutico. As contratações dos novos profissionais devem começar nas próximas semanas, com base no resultado do Concurso Público realizado em 2016. Todos os cargos serão de provimento efetivo.

Benefício
Para Fabiani Ramos Bach Czelusniak, diretora de Saúde, a contratação de novos profissionais vai melhorar ainda mais o trabalho realizado pela Secretaria e beneficiar a população. “Vamos aumentar o nosso número de cobertura, pois algumas áreas estão descobertas e o trabalho do ACS é fundamental para conhecer a população e respaldar o trabalho das unidades de saúde da família. O ACS é a ponta da população com as unidades e realiza todo o trabalho de educação, orientação e acompanhamento da população”, relatou a diretora.

O ACS é o responsável por fazer o elo entre a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a comunidade. Está sempre está em contato com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe.

Algumas de suas atribuições são realizar mapeamento de sua área de atendimento, cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro, identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco, identificar áreas de risco, orientar famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário, e outras.