Geral

Notícia publicada segunda-feira 06 julho 2015

Palmeira não atinge nem metade da meta de redução da mortalidade infantil

Gostou, compartilhe

Dos 19 municípios que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), três não conseguiram atingir nem metade da meta de reduzir em dois terços a taxa de mortalidade de crianças com menos de cinco anos. Um deles é Palmeira, que não conseguiu chegar à 50% da meta estabelecida no alcance do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) 4, de reduzir em dois terços, ou seja 66,6%, a mortalidade de crianças menores de cinco anos. Os outros dois são porto Amazonas e Ivaí.

Dos 19 municípios da AMCG, apenas seis (Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul, São João do Triunfo, Sengés e Tibagi) alcançaram a meta. Os municípios de Curiúva, Ipiranga, Ortigueira, Ponta Grossa, Reserva e Telêmaco Borba alcançaram mais de 75% da meta. Já Carambeí, Castro, Imbaú e Ventania mais de 50% da meta.

O indicador utilizado para o cálculo deste resultado é a taxa de mortalidade infantil a cada 1.000 mil nascidos vivos.

Segundo os dados do Portal ODM (www.portalodm.com.br), o Paraná, alcançou 78,2% da meta. A taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos, em 1.995, era de 26,7 óbitos a cada mil nascidos vivos; em 2.013, este percentual passou para 12,7 óbitos a cada mil nascidos vivos.

Boas práticas

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), desde 2006, realiza consultas de enfermagem no pós parto, diariamente, no Hospital e Maternidade Evangélico. O projeto contribui para o alcance do ODM 4, pois estimula o aleitamento materno e esclarece dúvidas sobre a saúde e cuidados com recém-nascido com ações educativas.

“Com a educação em saúde esclarecedora e humanizada sobre o pós-parto e aleitamento materno as mulheres terão condições de realizar suas escolhas com segurança no cuidado consigo e com o bebê, minimizando risco de desmame precoce e mortalidade materna e infantil”, destacou a professora adjunta pelo Departamento de Enfermagem e Saúde Pública (DENSP) e Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa) da UEPG, Ana Paula Xavier Ravelli.

Em 2013 e 2014, 252 mulheres foram atendidas pelo projeto. O projeto receberá a 5ª Edição do Selo ODM, iniciativa do Sesi no Paraná e do Movimento Nós Podemos Paraná, que reconhece projetos em prol dos ODM em todo estado.

ODM

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos em 2000 durante a Reunião de Cúpula da ONU onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até o final deste ano. São oito objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.

A partir de 2016, entrarão em vigor os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta de 17 objetivos e 169 metas serão pactuados em setembro deste ano, na Reunião de Cúpula da ONU. Serão trabalhados seis grandes temas: planeta, pessoas, dignidade, prosperidade, justiça e parcerias.