Geral

Notícia publicada quarta-feira 10 agosto 2016

Palmeira recebe 28 universitários através da Operação Rondon

Gostou, compartilhe

A UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) em parceria com mais nove instituições, dentre elas o Cescage, a Secal e a Unioeste (Cascavel) está desenvolvendo em Palmeira e em mais quatro cidades da região a Operação Rondon, um conjunto de atividades sociais em vários bairros e comunidades do interior, que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores e a sustentabilidade de cada local, através de palestras e oficinas, levando em conta as necessidades de cada lugar visitado. O grupo chegou na última semana em Palmeira e deve ficar até o próximo dia 13, quando encerra as atividades em uma cerimônia no auditório do Campus Central da UEPG.

O Projeto Rondon é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os governos estaduais, municipais e as instituições de ensino superior que têm reconhecimento do MEC (Ministério da Educação e da Cultura). Ele existe desde a década de 60, com o objetivo de promover ações sociais, melhorar o bem estar e a qualidade de vida nas comunidades que recebem o projeto usando o conhecimento técnico e cultural dos alunos e professores “rondonistas”. A primeira edição foi realizada em Rondônia em 1967, por um grupo de 30 alunos e dois professores e ganhou esse nome em homenagem ao bandeirante Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

Em junho, uma reunião com secretários e diretores das pastas de Indústria, Comércio e Turismo, Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Assistência Social e Esporte e Cultura , com representantes da UEPG definiram qual seria o papel de cada uma das entidades participantes de acordo com as necessidades da cidade. Cada secretaria apontou as maiores necessidades e sugeriu as melhorias que os “rondonistas” poderiam oferecer.

Durante as duas semanas em que estarão aqui os participantes irão realizar diversas oficinas, ações e palestras para diversas comunidades de Palmeira, inclusive no interior, nas áreas de saúde pessoal, sustentabilidade, cultura entre outras e, segundo o coordenador do projeto, Mario Cezar Lopes, “o objetivo do projeto é somar esforços com as lideranças comunitárias e com  a população afim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável”, explica Lopes. Os 28 participantes estão alojados no polo da UAB (]Universidade Aberta do Brasil)- antiga Escola Imaculada Conceição.

A programação completa com os locais, horários e temas das ações estará no site do jornal: www.leiafolha.com.br.