Geral

Notícia publicada sábado 08 abril 2017

Palmeira recebe escritores para lançamento de livros

Gostou, compartilhe

O lançamento de dois livros movimentou o auditório da Secretaria de Assistência Social na noite de quarta-feira (6). Cerca de 50 pessoas compareceram ao evento para prestigiar as obras ‘A Bruxa do Batom Borrado’, escrito pelo palmeirense Anderson Novello, e ‘Mídia e Escola – Um Estudo de Recepção de Reportagens de Telejornal em Sala de Aula’, de Everton Renaud, baseado em uma atividade pedagógica realizada em Palmeira.

Lançamento
A cerimônia de lançamento teve início com as falas de Kamilly e Thomas, dois ex-alunos da professora Eliane Hornes, que estavam no 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora do Rocio e participaram das atividades de elaboração do ‘Mídia e Escola’. Eles falaram sobre o orgulho de fazer parte do projeto, de momentos que passaram com o autor da obra durante as aulas e homenagearam Renaud com palavras que emocionaram os presentes.

Evento
Na sequência foi formada a mesa de honra do evento, composta pelos dois autores dos livros, a professora Eliane Hornes, a ex-diretora da Escola Municipal Nossa Senhora do Rocio, Andrieni Caldas, e os secretários municipais de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, e de Educação, Carla Marcondes de Albuquerque.

 

Albuquerque fez um relato sobre os livros e contou sobre a alegria de a Secretaria estar realizando o evento literário. “Fico muito feliz em ver crianças e adultos na platéia, juntos pela Educação”, disse a secretária.

Obras

O livro ‘A bruxa do batom borrado’ apresenta uma bruxa que é realmente diferente de qualquer outra. Ela não faz mal a ninguém. Só quer viver sua vida tranquilamente, lendo revistas de moda, tomando chá e indo para o seu ritual de todo o dia: o ritual de passar batom. Sua rotina seria realmente muito sossegada e elegante se não fossem as crianças que moravam na Rua das Peraltices. O maior prazer dessa garotada era usar da criatividade para atrapalhar o ritual diário da Bruxa.  Eles não esperavam, porém, que um dia seriam tão surpreendidos a ponto de mudar completamente a sua rotina e a rotina da nossa protagonista. Uma história divertida e poética que encontra espaço para o arrependimento, a camaradagem e o afeto.

Mídia e Escola

Já o livro ‘Mídia e Escola – Um Estudo de Recepção de Reportagens de Telejornal em Sala de Aula’, é um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula sob a perspectiva da teoria das mediações, sustentada por Jesus Martins Barbero e Guillermo Orozco Gómez. O objetivo é de compreender e explicar o processo de recepção de reportagens de telejornal entre alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora do Rocio, mediado pela ação institucional da escola e pela ação pedagógica do professor.