Geral

Notícia publicada sexta-feira 28 abril 2017

Palmeira recebe gestores de municípios da região

Gostou, compartilhe

Gestores de cultura de 12 municípios da região participaram da reunião da AMCG Cultura, realizada em Palmeira na a terça-feira (25), no auditório da Secretaria de Assistência Social. O principal assunto do encontro foi sobre patrimônio imaterial, visto que a ‘Cidade Clima’ é a única de região a contar com este tipo de tombamento.

A presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP), Vera Lúcia Oliveira Mayer, realizou uma palestra e detalhou os passos para realizar o tombamento de um patrimônio imaterial, lembrando que o processo tem que ser abraçado pela população e que o objeto em questão tem que fazer parte das tradições, práticas, comportamentos e crenças do município.
Durante sua explicação, Mayer utilizou como exemplo os dois casos de Palmeira – o Pão no Bafo e a Fanfarra Arthur Orlando Klas. “São elementos que marcam e marcaram a vida de muitos palmeirenses. Acreditamos que deste modo a cultura local será protegida, lembrada e valorizada por muito tempo”, relatou.
Mapa gastronômico
Após a palestra, o secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, que também é coordenador da AMCG Cultura, falou sobre a ideia de criar um mapa gastronômico da região, contendo, além do Pão no Bafo, pratos típicos de cada município que compõe a AMCG.

Representantes dos municípios de Ortigueira, Tibagi, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Teixeira Soares, Jaguariaíva, Castro, Ivaí, Carambeí, Ventania, e Curiúva, além de Palmeira, discutiram sobre a ideia. “Vamos criar uma identidade cultural para os Campos Gerais. O mapa cultural gastronômico será um grande passo para isso”, destacou Joanassi.
Além da reunião, os presentes participaram de um almoço, no qual foi servido o Pão no Bafo, e de um passeio para conhecer mais sobre a praça Marechal Floriano Peixoto, a Igreja Matriz e o antigo prédio da antiga Coletoria, onde atualmente funciona o Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).