Geral

Notícia publicada sábado 15 julho 2017

Palmeira se destaca na produção de fumo, uva, cebola e alho

Gostou, compartilhe

Com a agricultura diversificada, o Paraná figura entre os principais estados agrícolas do Brasil. Destaca-se a produção de grãos e de cereais nas propriedades paranaenses. Ainda no estado, a pecuária também tem elevado grau de desenvolvimento, especialmente na produção de leite. A diversidade de culturas faz com que o estado bata, frequentemente, recordes nacionais e que encontre no agronegócio a principal atividade econômica. Na região dos Campos Gerais, não é diferente: o setor é sinônimo de estabilidade e a variedade, um dos seus pilares.

Segundo o gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) responsável pelos Campos Gerais, Osmar Wagner, as lavouras de verão – soja, milho e feijão – são fortes em praticamente todas as cidades da região. Hoje, por exemplo, o estado é o campeão mundial em produtividade de soja; o Paraná é, ainda, um dos únicos da região Sul do país a ser autossuficiente em milho. Os bons resultados estaduais estão diretamente ligados à elevada produção das duas culturas nos Campos Gerais. Porém, outros produtos também ajudam a alavancar o agronegócio na região. “A produção da região é bem diversificada. O produtor paranaense aposta na diversidade para consumo próprio e também para por para vender”, explica Osmar.

O cultivo de erva-mate, por exemplo, tem destaque em Ivaí e em São João do Triunfo. Na segunda cidade, os produtores rurais investem, ainda, em fumo e em uva. Essas culturas também são o forte de Palmeira, que ainda planta cebola e alho. Já em Porto Amazonas, também tem fruta como carro-chefe: é a maçã.