Agrícola

Notícia publicada sexta-feira 18 setembro 2015

Palmeira sedia seminário do sobre saúde e segurança na fumicultura

Gostou, compartilhe

O município de Palmeira, que possui 1.230 produtores de tabaco, sediou o 7 º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco). O evento foi realizado na quarta-feira (16), reuniu 430 pessoas no Clube Palmeirense.

Segundo Iro Schünke, presidente do SindiTabaco, deve-se atuar de forma sustentável, pois benefícios são direcionados para as famílias dos produtores e para os negócios: “O Brasil é segundo país em produção de tabaco no mundo e o maior em exportação. Nossos clientes valorizam a produção de forma sustentável, isso beneficia os produtores e garante o fortalecimento da imagem do setor.”

Nilton Wendler, secretário da Agricultura, representou a Prefeitura de Palmeira durante o seminário: “Nosso município se alegra com o evento e estamos sempre de braços abertos. A conscientização que esse evento traz hoje é de extrema importância para todos.”

A programação contou com o apoio das empresas associadas e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), representada pelo tesoureiro, Marcílio Dresher, que reforçou a importância da disseminação da informação que o seminário leva para as regiões: “Esse trabalho é o endosso para aprendermos e sermos multiplicadores de informações para nossos vizinhos. O conhecimento é o caminho para ter qualidade de vida.”

Após a abertura, o público assistiu a um vídeo informativo que abordou questões como a importância do uso da vestimenta de colheita, bem como a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos. Na sequência, a advogada e socióloga Ana Paula Motta Costa, ministrou palestra sobre os direitos da criança e do adolescente. Para o encerramento do evento o grupo de teatro Camarim, de Santa Cruz do Sul (RS), encenou a peça teatral “Rádio Fascinação”.