Geral

Notícia publicada domingo 22 outubro 2017

Paraná é destaque nacional em doação e transplante de órgãos

Gostou, compartilhe

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, apresentou na quarta-feira (18), em Foz do Iguaçu, um balanço geral da evolução do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, considerado hoje um dos mais eficientes do país. Durante a abertura do XV Congresso Brasileiro de Transplantes, o secretário relatou como o Estado conseguiu avançar tanto nesta área, mais que triplicando o número de doações de órgãos e quintuplicando o volume de transplantes.

“Tudo isso que fizemos possibilitou que a fila de espera por um órgão no Paraná caísse pela metade”, disse o secretário. Segundo ele, isso significou milhares de vidas salvas. “Trata-se de uma ação que envolve muita gente. Graças ao trabalho de profissionais comprometidos e a solidariedade do nosso povo, estamos avançando como nunca”, enfatiza Caputo Neto.

Em 2010 foram registradas 98 doações de órgãos efetivadas e 169 transplantes no Paraná. Em 2016, este número pulou para 258 captações  e 716 transplantes. “Um salto que reforça a decisão acertada do Governo do Estado em tratar o setor como prioridade absoluta, sobretudo com o uso da frota área estadual para o transporte de órgãos e equipes transplantadoras”.

Números

Em 2017, os números também são bem expressivos, ressalta Caputo Neto. De janeiro a setembro, já foram contabilizados 602 transplantes – um recorde para o período. Os órgãos mais transplantados foram rim (360), fígado (190) e coração (34).

Destaque também para o transplante de tecidos. No caso de córneas, a fila está zerada. O tempo médio de espera para o transplante, que em 2010 era de um ano, agora passou para cerca de cinco dias. Em 2016, foram 1.057 transplantes de córnea, atendendo grande parte da demanda reprimida. Com a eliminação da fila, em 2017 o número tem sido menor, com 687 procedimentos até setembro.

Atualmente, o Paraná é o segundo Estado com melhor desempenho do país na área de doação de órgãos, segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos). “Nosso objetivo é alcançar o primeiro lugar neste ranking. Estamos muito próximos desta meta e por isso daremos total apoio às nossas equipes. Quem ganha com isso são as pessoas que aguardam por um órgão no SUS”, afirmou Caputo Neto.

Foto: Venilton Kuchler