Geral

Notícia publicada sexta-feira 14 abril 2017

Paraná intensifica ações de apoio à comercialização de orgânicos

Gostou, compartilhe

Nos últimos meses, o Programa Paranaense de Certificação de Orgânicos (PPCO) tem intensificado as ações de apoio à comercialização de produtos orgânicos. O Paraná é o maior produtor brasileiro do gênero e está entre os estados com maior número de propriedades certificadas.

O PPCO é um programa público que orienta e capacita os produtores, além de auditar e certificar a produção de alimentos orgânicos. Em seu oitavo ano de funcionamento, o programa tem aumentado sua credibilidade junto aos agricultores. Desde 2013, 634 propriedades já receberam certificação.
Prorgrama
“O programa se fortaleceu ao longo dos anos e vem avançando com diversas ações realizadas pelos sete núcleos das universidades estaduais, do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia e da ONG Ecovida. Temos dado o suporte necessário, principalmente ao pequeno agricultor, para que também se fortaleça no mercado”, ressaltou o professor Ednaldo Michellon, do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e um dos gestores do PPCO.
Site
A equipe do programa também está desenvolvendo um site, que será lançado no segundo semestre deste ano, que deve ser um canal entre produtores e comerciantes e consumidores. “Pelo site será possível identificar os produtores da região e que tipos de orgânicos eles produzem, por exemplo, possibilitando que o comerciante encontre o produto que procura com facilidade e entre em contato com o produtor através do site,” explicou o gestor da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Luiz Cezar Kawano. A mesma ação de divulgação também prevê a colocação de placas nas propriedades certificadas, identificando-as como produtoras de orgânicos e ainda um kit a ser usado pela equipe do programa com vestuário e acessórios para que sejam facilmente identificados nas propriedades.
Feiras de produtos orgânicos apoiadas pelo PPCO

Palmeira: Praça Central. Sábados das 7às 12h

Castro: Parque Lacustre. Sábados das 7 às 12h

Santa Cruz: Em frente ao campus da Unicentro. Terça-feira das 07 às 11h.

Guarapuava: No estacionamento da Unicentro. Quinta-feira das 07 às 11h.

Irati: Unicentro. Quintas-feiras das 10h às 15h.