Geral

Notícia publicada segunda-feira 26 junho 2017

Paraná reforça campanha para evitar que óleo vá para esgoto

Gostou, compartilhe

O governador Beto Richa participou na segunda-feira (26), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, do lançamento da nova etapa da campanha “Se ligue nessa ideia, Sem óleo na Rede”, criada pela Sanepar. O objetivo é conscientizar a população paranaense a não jogar o óleo usado na rede de esgoto.

A campanha já é realizada, mas agora está sendo reforçada com a participação de empresas, sociedade civil organizada e população. O modelo é de um processo completo de logística reversa, que vai ser implantado, inicialmente, em Curitiba e Região Metropolitana.
Participação
Para o governador, a participação da sociedade é fundamental para o sucesso da campanha. “Há um depósito muito prejudicial desta gordura nas nossas redes e isso acaba deteriorando as tubulações. Agora as entidades parceiras podem contribuir para resgatar esse óleo de cozinha, reciclar o material e gerar uma renda extra, protegendo o meio ambiente”, disse Richa.
Como funciona
As empresas privadas participantes do projeto vão distribuir kits para a coleta do óleo de cozinha para representantes da sociedade civil organizada, como escolas, associações beneficentes, associações de moradores, conselhos de segurança de bairros e igrejas.
Esses parceiros serão os responsáveis por abordar a comunidade, arrecadar o óleo e encaminhá-lo para as recicladoras de óleo de cozinha, gerando receita para as entidades. A comunidade que participar vai receber um funil em forma de esfera que serve exclusivamente para o descarte de óleo usado em garrafas PET.
Conscientização

De acordo com o secretário do meio ambiente e recursos hídricos, Antonio Carlos Bonetti, iniciativas como essa são importantes, principalmente por trabalharem a conscientização ambiental diretamente com a sociedade. “Com isso, criamos uma consciência para que as pessoas comecem a adotar posturas corretas de forma automática, não poluindo e fazendo um bem imenso para o meio ambiente e reduzindo os gastos por parte do Governo”, disse.
Programa
A campanha faz parte de um grande programa socioambiental da Sanepar, chamado Trate Bem a Rede, que é permanente e reúne todos os projetos voltados para a conservação e a manutenção adequada da rede de esgoto de todo o Paraná.
O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, reforça o caráter educativo e de conscientização da ação. “Estamos trabalhando a questão da educação ambiental com várias entidades, como órgãos federais, estaduais e municipais, além da sociedade civil organizada, para que as famílias venham a descartar corretamente o óleo de cozinha, que hoje é jogado diretamente na pia, comprometendo toda a rede de tubulação gerando transtornos e prejuízos, inclusive financeiros, para a população e para a Sanepar”, afirma.

Foto: Arnaldo Alves/ANPr