Geral

Notícia publicada sábado 25 fevereiro 2017

Paraná terá prioridade em mapeamento do solo na área rural

Gostou, compartilhe

O Paraná é um dos estados prioritários, escolhidos pela Embrapa, para fazer o mapeamento completo dos solos na área rural. O estudo, que será feito no Estado, terá uma inovação que vai aliar o mapeamento dos solos ao levantamento de informações sobre a vegetação de beiradas de rios e das nascentes de água. No Estado, esse trabalho será coordenado pela Embrapa Florestas, com sede em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba.
O mapeamento dos solos em todo o País será feito pela Embrapa, empresa de pesquisa agropecuária do governo federal, em parceria com os estados no programa Pronasolos (Programa Nacional de Solos do Brasil).

Investimento

A previsão é investir R$ 3 bilhões num trabalho que visa reverter o excesso de áreas degradadas, por meio da geração de informações para subsidiar as políticas públicas para o setor.
O pré-projeto do programa foi apresentado na terça-feira (21) aos secretários estaduais da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; do Planejamento, Cyllêneo Pessoa Pereira Junior; ao diretor-presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências, Amilcar Cabral, e representante da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Regiões
No Estado, o programa será executado em seis módulos previstos nas regiões de Cascavel, Umuarama, Londrina, Santo Antonio da Platina, Ponta Grossa e Guarapuava.
Norberto Ortigara disse que o Paraná tem muito a contribuir com esse programa nacional e que essa articulação de forças é um presente para o Estado. O Estado já saiu na frente com o lançamento do programa Prosolo (Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná), em parceria com 15 entidades do poder público e da iniciativa privada, que vai capacitar cerca de 2 mil técnicos em todo o Estado.