Geral

Notícia publicada domingo 25 dezembro 2016

Parque Estadual de Vila Velha será gestada pelo Estado e Prefeitura

Gostou, compartilhe

O Governo do Estado e a Prefeitura de Ponta Grossa estudam negociação de parceria para o atendimento ao público no Parque Estadual de Vila Velha. Além de um cronograma de ações e divisão de receitas, a parceria prevê também a participação da Polícia Ambiental que tem um posto dentro da Unidade de Conservação e fará a segurança do local. A proposta leva em consideração a possibilidade de guias turísticos cadastrados na Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) atenderem os turistas no Parque. Além disso, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável pela gerência da Unidade de Conservação, cederá os ônibus, e a prefeitura os motoristas.

De acordo com o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, a parceria visa aprimorar o município no bom andamento do parque visando a geração de empregos e renda para o município de Ponta Grossa. “A parceria é muito importante para envolver cada vez mais a comunidade no dia a dia da Unidade de Conservação, promovendo a educação ambiental e o compartilhando a responsabilidade de conservar o meio ambiente”, diz Tarcísio.

A proposta tem o objetivo de dar continuidade ao atendimento aos visitantes diferenciado que é feito pela Paraná Projetos e se encerrará em 31 de dezembro. “A renovação do convênio não foi possível por conta do nosso projeto de um novo modelo de gestão que prevê parcerias privadas para a Unidade de Conservação”, explica o diretor de Biodiversidade de Áreas Protegidas do IAP, Guilherme Vasconcellos.

A nova parceria deverá ser firmada entre as instituições em janeiro por período ainda a ser estabelecido. Para o professor Jacó Gimennes, presidente da Paraná Turismo, este entendimento fortalecerá o turismo em Ponta Grossa e vai contribuir para que se tenha os Campos Gerais como o coração turístico do Paraná”.

Ponto turístico vai funcionar de forma restrita e sem ônibus

Durante o recesso entre Natal e Ano-Novo, o Parque não funcionará no dia 25 de dezembro e 1 de janeiro de 2017. Porém, a visitação do dia 26 até dia 31 de dezembro será realizada de maneira restrita – apenas nos arenitos e sem o uso dos ônibus. As atividades nas demais áreas estarão paralisadas para manutenção e avaliação das condições ambientais. Os servidores do IAP irão atuar no atendimento ao público. “A continuidade no atendimento é uma determinação do Governo do Estado. Mas pedimos para que a comunidade entenda se houver algum transtorno na mudança de gestão”, afirmou Tarcísio. Os horários vão de quarta a segunda-feira, das 8h30 às 15h30.