Destaques

Notícia publicada terça-feira 26 agosto 2014

Patrimônio tombado de Palmeira precisa de ações para preservação

Gostou, compartilhe

Uma velha casa de madeira, situada na rua 15 de Novembro, em localização privilegiada no centro de Palmeira, ainda é um dos principais cartões-postais da cidade. Próxima de comemorar um século em pé, o imóvel já há algum tempo não desfruta do mesmo glamour de seus anos áureos. Datada de 1923, durante os seus 91 anos de história foi sede, dentre outros, de restaurante, hotel e cartório. Hoje, é residência fixa de urubus e insetos peçonhentos, além de constantemente sofrer com recorrentes furtos e todo tipo de vandalismo.

Situação parecida vive a arquibancada do Estádio João Chede, do Ypiranga Futebol Clube, um dos únicos exemplares em madeira ainda em pé no Brasil, que precisa urgentemente de reformas, ou melhor, de restauro. É aqui que mora o “problema”, pois os dois imóveis são patrimônios tombados pelo Estado do Paraná e o tombo impede que os proprietários realizem reformas. É necessário restaurar, mantendo as características arquitetônicas.
A questão é que, para restaurar é necessária a contratação de empresa especializada, e este trabalho tem um alto custo, quase sempre inviável aos proprietários dos imóveis. Assim, a Prefeitura de Palmeira vem trabalhando para encontrar um meio de preservar o patrimônio e desonerar os proprietários, que declararam não possuir condições de arcar com o alto custo do restauro.

Na terça-feira (19), o prefeito Edir Havrechaki esteve em Curitiba e reuniu-se com o secretário de Estado da Cultura, Paulihno Viapiana. Também participaram da reunião Zircélia Bruginski Turra e Albary Turra, proprietários da casa da rua 15 de Novembro. O prefeito expôs ao secretário o quadro atual e afirmou estar compromissado em firmar uma parceria com o governo para restaurar os dois patrimônios.
“Hoje, os imóveis são preocupações para os proprietários, que sozinhos não tem condições para restaurar , e também para o município como um todo, que vê dois de seus principais atrativos turísticos serem destruídos com o passar dos anos”, firmou o prefeito.

Incentivo

Viapiana disse que, já nos próximos dias, embasado na nova lei de incentivo à cultura, o Governo do Estado publicará um edital para que sejam inscritos projetos de restauração desses patrimônios. “Com a criação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) e do Fundo Estadual de Cultura (FEC), passamos a contar com duas importantes ferramentas para estimular e promover a cultura no estado”, explicou o secretário

Viapiana comprometeu-se a acionar a sua coordenadoria de patrimônio e sua assessoria jurídica para que, juntas, possam levantar a atual situação burocrática que envolve os patrimônios em Palmeira.  Em um prazo de até dez dias o município deve receber um parecer. Ainda, segundo o secretário, se tudo correr bem, o recurso financeiro para as restaurações pode fazer parte do orçamento do Estado para 2015.