Geral

Notícia publicada quarta-feira 17 junho 2015

Pessoas com 58 e 59 anos podem se vacinar contra a gripe

Gostou, compartilhe

A Secretaria de Estado da Saúde recomendou na terça-feira (16) a ampliação da faixa etária de vacinação contra a gripe no Paraná. A partir de agora, pessoas com 58 e 59 anos também terão direito à imunização gratuita na rede pública de saúde.

A decisão está embasada em um parecer da Comissão Estadual de Infectologia. A ampliação só foi possível em função do saldo aproximado de 300 mil doses remanescentes da campanha de vacinação, encerrada no dia 5 de junho.

“Constatamos que as pessoas desta faixa etária são mais vulneráveis a complicações decorrentes da infecção pelos vírus da gripe. Por isso, tomamos a decisão de imunizá-las para evitar possíveis mortes pela doença”, ressalta a chefe do Centro Estadual de Epidemiologia, Cleide de Oliveira.

Durante a campanha de vacinação, iniciada em 4 de maio, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram imunizadas no Paraná, o que representa 87,05% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. A meta era vacinar 80% destas pessoas. A dose disponível neste ano é extremamente segura e protege contra os três tipos de vírus influenza mais circulantes no país: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2), influenza B.

O coordenador estadual de Imunização, João Luis Crivellaro, lembra ainda que as equipes de saúde devem continuar priorizando os grupos definidos na campanha, principalmente crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, além de atender a nova faixa etária. “A campanha acabou, mas a orientação é que quem ainda não tomou a vacina compareça à unidade de saúde o mais rápido possível”, reforçou.

Desta forma, a vacinação continua para crianças entre seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, idosos (+60 anos) e portadores de doenças crônicas.

Prevenção

Além da vacina, existem outras formas de prevenir a doença. Com a chegada das baixas temperaturas, é essencial que as pessoas mantenham hábitos saudáveis e de higiene. “Manter ambientes arejados, lavar constantemente as mãos, não tocar olhos e nariz depois de tossir e espirrar, ou depois de tocar em superfícies contaminadas, são algumas medidas simples que podem evitar que as pessoas adoeçam, não apenas de gripe, mas também de outras doenças”, ressalta Crivellaro.

Tratamento

Em caso de suspeita de gripe, o paciente deve procurar atendimento o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. “Não se automedique. Procure a unidade de saúde mais próxima e só utilize o medicamento indicado. O antiviral oseltamivir (tamiflu), por exemplo, está disponível gratuitamente nas unidades de saúde e pode ser retirado a partir da receita médica”, explica Cleide de Oliveira.