Geral

Notícia publicada terça-feira 30 junho 2015

Ponta Grossa deve ter vôos diários para São Paulo a partir de outubro

Gostou, compartilhe

O Aeroporto Santana, na PR 151, em Ponta Grossa, a 35 quilômetros de Palmeira, pode ter a partir de outubro dois vôos comerciais diários para o Aeroporto Viracopos, em Campinas (SP), operados pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras. A empresa confirmou, na segunda-feira (29), por meio de nota oficial, “intenção de iniciar suas operações na cidade de Ponta Grossa”.

Os vôos devem ser feitos em aeronaves ATR 72-600, com duração de aproximadamente 40 minutos,, e a Azul oferecerá traslado gratuito de Campinas para a cidade de São Paulo. Isto significa que o passageiro que sair de Ponta Grossa chegará a São Paulo em menos de duas horas.

Para que a operação dos vôos seja concretizada, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) impões duas condições: adequação do aeroporto às normas e uma negociação fiscal junto ao governo do Estado, para a redução de ICMS sobre o valor do querosene de aviação. O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional da Prefeitura de Ponta Grossa, Paulo Carbonar, disse que é apenas uma questão de tempo para que todas as obras necessárias fiquem prontas até setembro e a empresa comece a operar os voos comerciais em outubro.

Investimentos

Em julho devem ser iniciadas novas obras físicas no aeroporto, na parte externa, de readequação, como o asfaltamento ao redor do terminal para o transporte de carga. Reformas no terminal de passageiros estão em fase final e um caminhão de combate a incêndio já foi destinado. Assim os investimentos para a viabilização dos voos comerciais chegam próximos ae R$ 4 milhões. O início de operações deve impulsionar o potencial do comércio, turismo, indústria e agronegócio de toda a região dos Campos Gerais, segundo expectativa da Prefeitura de Ponta Grossa.

Azul ATR 72