Geral

Notícia publicada sexta-feira 06 novembro 2015

Porto Amazonas comemora 68 anos de emancipação neste dia 9

Gostou, compartilhe

Na segunda-feira (9) o município de Porto Amazonas comemora 68 anos de emancipação política. Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal programou atividades a partir das 20h30min de domingo, quando acontece a apresentação musical com o Grupo Talagaço, que vai acontecer na Praça Central e será aberta ao público. Na segunda-feira (9), data do aniversário do município, será realizado desfile cívico-escolar e passeio ciclístico.

O desfile terá apresentação de escolas e entidades do município e contará ainda com a presença da Banda Municipal de Carambeí e da Fanfarra da Escola Estadual José Elias da Rocha, de Ponta Grossa. A concentração acontece no pátio da Rodoviária e o desfile segue pela rua Barão do Cerro Azul e termina em frente à Escola Estadual Olívio Belich.

O passeio ciclístico acontece também na segunda-feira, com saída da Rodoviária, às 15 horas, seguindo até a Praça Central. Vários prêmios serão distribuídos aos participantes, para a família com maior número de membros participantes, para os ciclistas mais idoso e mais novo e para a bicicleta decorada com maior originalidade.

Emancipação

Em 11 de outubro de 1947 Porto Amazonas foi elevado à categoria de município e instalado oficialmente em 9 de novembro do mesmo ano, desmembrado de Palmeira. Na ocasião foi empossado o prefeito interino, José de Souza Valente, nomeado por decreto em 24 de novembro de 1947. As primeiras eleições ocorreram alguns dias depois, sendo eleito por voto direto João Baptista Bettega, como o primeiro prefeito do município.

Porto Amazonas recebeu esta denominação em homenagem ao pioneiro da navegação do rio Iguaçu, o coronel Amazonas de Araujo Marcondes. A cidade está localizado no ponto inicial do trecho navegável do rio, que termina em União da Vitória.

Porto Amazonas 1