Geral

Notícia publicada quinta-feira 19 novembro 2015

Porto Amazonas comemora Dia do Rio com limpeza do Iguaçu

Gostou, compartilhe

Em Porto Amazonas, anualmente é realizada a limpeza do rio Iguaçu, em um trecho que varia de 11 a 22 quilômetros do leito do rio, em comemoração ao Dia do Rio. O evento será realizado no próximo sábado (21), e a concentração dos participantes será no Cais do Porto, às 8h30.

No trecho de menor extensão, em cada edição do evento, é recolhido um volume aproximado de meia tonelada de material inorgânico das margens e do leito. Inscrições de voluntários e informações podem ser obtidas através do telefone (42) 3256-1503, na Divisão do Meio Ambiente.

A limpeza do rio Iguaçu é promovida pela Prefeitura de Porto Amazonas, através da Divisão do Meio Ambiente. São fornecidos materiais de apoio, como sacos de lixo, luvas de borracha, caminhão para transporte do material, gasolina para os barcos e alimentação para os participantes.

Vários grupos participam do evento, entre eles Grupo Ambientalista do Rio Iguaçu (GARI) e os Amigos do Rio Iguaçu, além da presença de equipe do Corpo de Bombeiros de Palmeira. Todo o material coletado é destinado para a  Associação de Recicladores de Porto Amazonas (ARPA), que faz a triagem E destina adequadamente os dejetos para aterro sanitário. O que pode ser reciclado é vendido e os recursos são divididos entre os associados.

Na avaliação da administração municipal de Porto Amazonas, o evento traz grandes benefícios para o município, pois, analisando os resultados nota-se que a quantidade de lixo tem diminuído. Normalmente nas margens do rio o material coletado é pouco e o maior volume está no leito do rio, demonstrando que o material tem vindo de municípios localizados acima de Porto Amazonas. Nos locais com grande concentração de pescadores foram colocados sacos de lixo para que os pescadores ali depositem o seu lixo, evitando queimar ou lançar diretamente no rio.

Dia do Rio

O Dia do Rio Iguaçu foi oficializado em 17 de novembro de 2010 através de lei estadual. O Parque Nacional do Iguaçu foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no dia 17 de novembro de 1986, como patrimônio da humanidade.

O rio Iguaçu nasce próximo à Serra do Mar, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, onde recebe o nome de Iraizinho, e percorre no sentido leste-oeste 1.320 quilômetros até formar as Cataratas do Iguaçu, entre as fronteiros do Brasil e da Argentina. Após esse espetáculo, o rio Iguaçu encontra o rio Paraná e forma as Três Fronteiras, representando o convívio de três países vizinhos: Brasil, Paraguai e Argentina.

No dia 24 de novembro é comemorado também o Dia do Rio, que foi instituído através por lei estadual de 1995 e em Porto Amazonas por lei de 2006.