Geral

Notícia publicada segunda-feira 29 maio 2017

Porto Amazonas poderá fazer parceria com Hospital do Câncer

Gostou, compartilhe

A visita aconteceu no sábado (27) quando foi realizada uma reunião com a coordenadora do Hospital do Câncer de Barretos, Maria Gontijo, o Vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde da Lapa, Nilson Benedito Rodrigues de Jesus, o Tenente-coronel Valdir Carvalho de Souza, Sergio Cabral e Nilo Marques. Já de Porto Amazonas estiveram presentes o prefeito Antonio Polato (PPS), o vice-prefeito Roberto Garrett Filho (PMDB), a Diretora de Saúde, Thais Hornung Sedlak e o presidente da Câmara Joacir Barbosa.

Projetos
Durante a reunião os representantes da instituição apresentaram os projetos do Hospital, onde o município pode ter parceria com a instituição, que oferece capacitação para profissionais de saúde, com o objetivo que estes profissionais estarão aptos a diagnosticar o câncer infanto-juvenil na própria cidade, avaliando se a criança ou o adolescente tem ou não sintomas de câncer, e terão uma ligação direta com o Hospital, que irá dar maior agilidade para iniciar o tratamento, se for o caso. O Hospital também disponibiliza uma carreta itinerante, que fica alguns dias nos municípios parceiros, realizando, exames como mamografia, preventivos para as mulheres. Para os homens, exames de próstata, tudo pelo SUS.

Ações
Para o município obter a parceria, ele deve fazer ações em prol do Hospital de Barretos, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil, promovendo também a captação de recursos para o Hospital. Uma das ações que podem ser realizadas é a participação na Caminhada do Bem que acontece uma vez ao ano, quando diversas cidades do Brasil, no mesmo dia realizam uma caminhada.

Parceria
Na região apenas Lapa possui a parceira com o Hospital, neste ano já foram capacitados uma médica e uma enfermeira, e já está programado para este ano a ação com a Carreta do Hospital. A Lapa realizou no ano passado a Caminhada do Câncer infanto-juvenil, e no próximo dia 12 realiza o 1º Jantar do Bem, no Clube Sete de Setembro, que terá a animação da dupla Jean e Daniel, que doaram o cachê para o evento, e toda a renda será revertida ao Hospital.