Educação

Notícia publicada segunda-feira 29 fevereiro 2016

Pós em Educação da UEPG recebe inscrições até o dia 11 de março

Gostou, compartilhe

Com inscrições abertas até 11 de março, o mestrado e o doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abre vagas para as linhas de pesquisa – Ensino e Aprendizagem e História e Políticas Educacionais. São 12 vagas para o mestrado e oito para o doutorado. A seleção do Programa de Pós-Graduação é para o ingresso no segundo semestre de 2016. A inscrição custa R$ 130,00 e o pagamento será via boleto bancário gerado no ato da inscrição. O candidato deverá entregar o comprovante original, após homologada a sua inscrição, no dia da prova escrita em 16 de abril.

A linha de pesquisa em Ensino e Aprendizagem investiga as interfaces entre o ensino e a aprendizagem, considerando o ensino como processo multidimensional, as estratégias curriculares, metodológico-didáticas e as interações dos sujeitos das práticas pedagógicas na construção e apropriação do conhecimento. História e Políticas Educacionais abrange pesquisas sobre aspectos históricos da educação e a análise dos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais.

Inscrição

Para se inscrever no mestrado, os interessados devem ser portadores de títulos de graduação em licenciaturas; no caso da graduação em bacharelado precisam ser atuantes na educação básica e/ou no ensino superior; e para concluintes dos cursos de graduação desde que a formação ocorra até a data da matrícula e atendam aos critérios anteriores. O doutorado exige o título de mestre obtido em curso recomendado e reconhecido pela Capes ou devidamente revalidado, quando obtido no exterior; e possuir, no mínimo, uma produção qualificada nos últimos três anos – livro, capítulo, artigo de periódicos ou trabalho completo publicado e apresentado em evento acadêmico-científico da área de educação e de áreas correlatas.

O Programa desenvolve as inscrições em duas etapas. Na primeira os candidatos devem preencher a ficha de inscrição online disponível em https://sistemas.uepg.br/stricto/inscricao/, que permanece aberta apenas no período de inscrição ao processo seletivo. A segunda etapa exige a apresentação da ficha de inscrição impressa (após preenchimento online), uma foto 3 x 4 recente, fotocópias autenticadas da certidão de nascimento ou de casamento, RG, CIC/CPF, título eleitoral, quitação com o serviço militar, do diploma de graduação e histórico escolar ou declaração de ser aluno concluinte de curso de licenciatura (para o mestrado), do histórico escolar – mestrado (para o doutorado) e do curriculum vitae (Plataforma Lattes) preenchido correta e adequadamente (para o preenchimento acessar www.cnpq.br.

Outra exigência é a entrega de três vias impressas do anteprojeto de pesquisa (mestrado) e de tese (doutorado) que deverá estar vinculado a uma das linhas de pesquisa do programa. Para o doutorado, o candidato deve apresentar fotocópias dos trabalhos acadêmicos publicados em revistas, livros e eventos, nos últimos três anos (sem encadernação), e lista completa de referências de trabalhos e publicações resultantes da dissertação de mestrado (se houver). O portador de título de mestre no exterior deverá entregar, no ato de inscrição, documento de revalidação correspondente.

A entrega dos documentos deve ocorrer na Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação Stricto Sensu, Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748, Sala 11 (Propesp), Bloco da Reitoria, Campus de Uvaranas, de 1° de fevereiro a 11 de março de 2016, das 8h às 12h e das 13h às 17h ou também pelo correio via sedex (no endereço acima citado). O candidato poderá fazer sua inscrição pessoalmente, por procuração ou por correspondência. Neste caso, deverá tero carimbo da Empresa de Correios brasileira ou estrangeira, com data de postagem em 11 de março de 2016.

Exame e Informações

O exame de seleção constará de três etapas sequencialmente eliminatórias. A primeira é a prova escrita (16 de abril), das 8h30 às 12 horas em salas de aula do CIPP, no Campus de Uvaranas, com resultados divulgados em 20 de maio. Para a segunda etapa, fica a análise do e curriculim vitae anteprojeto de pesquisa (resultado em 6 de junho. A terceira etapa refere-se à prova de arguição, ou seja, defesas dos projetos de dissertação (mestrado) e de tese (doutorado). A prova será realizada de 13 a 30 de junho (mestrado) e 16 a 30 de junho (doutorado).