Geral

Notícia publicada sexta-feira 14 abril 2017

PR lança campanha de combate às doenças e acidentes no trabalho

Gostou, compartilhe

O Paraná lança nesta segunda-feira (17) a Campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que faz parte do movimento Abril Verde. O tema deste ano é Conhecer para Prevenir. O lançamento será no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná, com início às 16 horas.

O Governo do Estado participa da campanha, por meio da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e da Secretaria da Saúde.
A campanha é de âmbito nacional e no Paraná as atividades serão realizadas sob a coordenação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em parceria, além do Governo do Estado, com o Ministério Público Federal do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, prefeitura de Curitiba e INSS.
Acidentes
Segundo dados da Previdência Social, no Paraná ocorrem, em média, 55,1 mil casos de acidentes e doenças do trabalho por ano, com 230 óbitos anuais. Estatisticamente isso quer dizer que uma pessoa morre a cada 38 horas, vítima de acidente ou doença do trabalho. Já os casos de invalidez, são 1,3 mil por ano no Estado – um a cada seis horas.
No Brasil, os dados são de 710 mil casos, com 2.800 mortes por ano (ou oito por dia ou, ainda, uma morte a cada três horas). São 15 mil casos por ano de acidente ou doença incapacitante.
Ações 

No dia 26 de abril (quarta-feira) um evento no calçadão da Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba, fará um alerta aos trabalhadores sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Dados sobre os acidentes de trabalho no Brasil e no mundo vão servir de alerta para que os trabalhadores adotem uma postura mais preventiva.
Nos dias 26 e 27 de abril será realizado o I Seminário Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho, uma promoção do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.