Geral

Notícia publicada quarta-feira 22 julho 2015

Prato típico pode ser patrimônio imaterial tombado pelo município

Gostou, compartilhe

O “Pão no Bafo”, também conhecido como “Pão de Bafo” ou “Pão de Russo”, pode ser o primeiro patrimônio imaterial tombado pelo município de Palmeira. Devido ao seu valor histórico e cultural, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo vem trabalhando as questões burocráticas para que prato seja tombado.

O prato, composto basicamente por carne de porco, repolho e massa de pão cozida no vapor, deverá ser servido em um evento que será realizado no dia 6 de agosto, no Clube Palmeirense, quando a 8ª Expo Palmeira será lançada juntamente com o “Viva o Folclore”, projeto que visa fomentar a cultura local durante a próxima edição da festa.

História

De acordo com a historiadora Vera Lúcia de Oliveira Mayer, Coordenadora Municipal de Turismo e presidente do Instituto Histórico de Geográfico de Palmeira, o Pão no Bafo chegou a Palmeira em 1878, junto com os primeiros imigrantes russo-alemães, que se instalaram em Quero-Quero, Colônia Papagaios Novos, Santa Quitéria, Lago, e Pugas. Desde então o prato passou a fazer parte do cotidiano das famílias palmeirenses.

Atualmente, o prato é defendido pela chef Rosane Radecki de Oliveira, sócia-proprietária do Restaurante Girassol, que viaja o Brasil apresentando o Pão no Bafo e levando o nome de Palmeira por todo o país.

 

Foto: Ana Krambeck