Prefeitura de Palmeira deixa site acessível às pessoas surdas

Geral

Notícia publicada quarta-feira 07 junho 2017

Prefeitura de Palmeira deixa site acessível às pessoas surdas

Gostou, compartilhe

A lateral direita do site da Prefeitura de Palmeira ganhou um novo item nos últimos dias. Trata-se do ícone do VLibras, uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais- Libras.

Com essa ferramenta, pessoas surdas podem ter acesso a conteúdos digitais em sua língua natural de comunicação, reduzindo as barreiras de comunicação e acesso à informação. O programa consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Libras.

É possível utilizar o VLibras tanto no computador desktop, em sistemas Windows 7 ou superiores e Linux, quanto em smartphones e tablets Android ou IOS. Também é possível instalar nos navegadores Google Chrome, Firefox e Safari, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas web acessíveis para pessoas surdas.

Segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, existem em Palmeira 1.326 de pessoas com algum nível de deficiência auditiva, ou seja, mais de 4% da população do município.

Informação

De acordo com Patrick Riffert Stadler, chefe de Mídias Sociais, a inclusão do VLibras na página da Prefeitura mostra a preocupação do município em atingir todos os públicos. “A administração municipal tem o objetivo de levar todo tipo de informação sobre o serviço público a todos os munícipes. A inclusão do VLibras em nosso site torna o mesmo acessível para pessoas surdas que antes enfrentavam algum tipo de problema ao acessá-lo”, comentou.

O software público contém um dicionário com milhares de termos, a possibilidade de criação e validação de sinais a partir da WikiLibras e a tradução de vídeos digitais pela ferramenta Vlibras-Vídeo para a língua de sinais.

Para realizar o download do programa, basta acessar o site da Prefeitura de Palmeira, clicar no ícone VLibras, localizado na lateral direita da página, e seguir as instruções na página.

O VLibras é resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).