Geral

Notícia publicada terça-feira 17 maio 2016

Procon faz mutirão online de renegociação de dívidas

Gostou, compartilhe

A Secretaria Estadual de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, através do Procon-PR, e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) promovem desde segunda-feira (16) um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação segue até 30 de maio.

Para celebrar a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, a ação conjunta entre a Procon-PR, Senacon, Banco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e Serasa permite ao consumidor e ao Microempreendedor Individual (MEI) solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.

Para participar, o consumidor ou Microempreendedor Individual deve acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, entre 16 e 30 de maio, e fazer o registro para receber um login e senha. Após esta etapa basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar o pedido de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.

De acordo a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, no preenchimento do registro é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados vão facilitar o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

Terminado o período estabelecido para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de até 20 dias para avaliar o atendimento recebido, o que é fundamental, avalia Claudia.

Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem entre os principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.

Durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma vão receber indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

Confira AQUI as empresas participantes.

Micro e pequenas empresas

Durante a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa também vão oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas.

Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e fazer o cadastro. Ao se registrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página.

Ao escolher e clicar no nome da empresa serão apresentadas as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar. As micro e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de finanças e indicação de cursos de educação financeira.

Antes de fazer uma renegociação, é importante se preparar. Alguns empresários acabam misturando as contas da empresa com os gastos pessoais e essa iniciativa pode colocar em risco tanto o negócio, quanto as finanças pessoais. Para ajudar esses empresários, a Serasa disponibiliza gratuitamente o e-book “Como se preparar para a negociação de dívidas”, com uma série de dicas.