Agrícola

Notícia publicada quarta-feira 26 novembro 2014

Produção de trigo da região deve chegar a 720 mil toneladas

Gostou, compartilhe

A produção de trigo dos 18 municípios abrangidos pelo núcleo regional de Ponta Grossa da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) deve atingir 720 mil toneladas, produzidas em 1983 mil hectares, segundo estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral).  A colheita ainda não está completamente finalizada, mas nos próximos dias isto deve acontecer e o resultado aponta para um recorde, pois será 75% superior à média de produção na safra passada, de pouco mais de 400 mil toneladas, em uma área cultivada de 115 mil hectares.

O engenheiro agrônomo do Deral, José Roberto Tosato, disse que a justificativa para essa grande elevação foi a expressiva ampliação da área plantada, motivada pelos preços rentáveis apresentados no início deste ano, quando chegou a R$ 53,00 a saca. “A nossa média de produtividade foi de 3,7 mil quilos por hectare. No Paraná, representamos 16% da produção estadual, e 11% da área cultivada”, explicou Tosato, evidenciando que a média de produtividade na região ficou acima da média estadual.

A boa produtividade se deu em virtude das condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento do trigo na região, o que não aconteceu em outras localidades. Fortes e prolongadas chuvas reduziram a qualidade do produto, principalmente na região Sudoeste. “A região foi beneficiada pelo clima, com chuva na hora certa e seca na hora certa. Houve um período de chuva, mas não grande. Já no Sudoeste o clima não ajudou, com chuva durante até 12 dias na hora da colheita, assim a qualidade caiu e o trigo ficou escuro. E a qualidade no trigo é algo importantíssimo”, explicou Tosato.