Agrícola

Notícia publicada sexta-feira 25 setembro 2015

Produtores já venderam 28% da produção de soja do Paraná

Gostou, compartilhe

A soja mal começou a ser plantada no Paraná e os agricultores já venderam 28% da safra prevista. Há um ano, apenas 5% estavam comercializados. Nos últimos três anos, a venda antecipada de soja em início de plantio foi de 18%. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), aponta para uma produção de quase 18 milhões de toneladas do grão no ciclo que está se iniciando.

O cenário positivo é reflexo do câmbio do dólar: o produto brasileiro ficou bem mais atraente aos compradores. “Eles estão levando mais soja com menos dólares”, disse o economista Marcelo Garrido, chefe da Conjuntura Agropecuária do Deral.

Além do câmbio, a comercialização da soja foi beneficiada com um aumento de 10% no preço. Em agosto, a saca de soja foi vendida, em média, a R$ 63,30. Neste mês de setembro, chega a R$ 70,00, reflexo do aumento da demanda pelo produto.

O plantio de soja da safra 2015/16 já avançou 5% sobre a estimativa de área, que cresceu um pouco mais e a cultura deverá ocupar 5,2 milhões de hectares, mais de 86% da área agricultável no Estado. A produção prevista é de 17,97 milhões de toneladas, 6% acima da safra passada, de 16,95 milhões de toneladas.

O Deral confirma as expectativas de área e produção recorde para a soja 15/16 e as máquinas já estão em campo, principalmente no Oeste e Centro-Oeste, nas regiões de Campo Mourão, Cascavel e Toledo, que historicamente plantam mais cedo.