Educação

Notícia publicada terça-feira 10 novembro 2015

Programa A União Faz a Vida é destaque em escolas de Palmeira

Gostou, compartilhe

A parceria entre a Cooperativa Sicredi Campos Gerais e a Prefeitura de Palmeira com o desenvolvimento do programa A União Faz a Vida em escolas municipais é consiedrada um sucesso. Nos últimos dias, a parceria que já dura cinco anos colheu novos frutos. Ao todo, 14 projetos de duas escolas municipais foram apresentados à comunidade. No dia 27 de outubro, a Escola Municipal do Campo Clotário dos Santos recebeu a comunidade para mostrar um pequeno resumo dos sete trabalhos desenvolvidos durante o ano. No dia 28, foi a vez da Escola Municipal Nossa Senhora do Rocio apresentar seus projetos à comunidade.

Em ambas as escolas, trabalhos com temáticas sobre alimentação saudável, tecnologias, impostos, animais, inglês, cultura e aprendizado estiveram norteando os métodos de ensino das professoras.

Com apoio da Secretaria de Educação, o programa busca construir atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo assim para a educação integral de crianças e adolescentes. “Acreditamos em um futuro com cidadãos mais justos , solidários e empreendedores, que se respeitam e dialogam para tomar as decisões”, explica a assessora de Programas Sociais, Alyne Lemes.

Segundo ela, o programa é desenvolvido a partir de uma rede de compromisso, onde o público-alvo são os alunos e professores. Essa rede é composta por gestores escolares, parceiros, apoiadores e assessores pedagógicos que prestam toda assistência aos professores no processo de construção e desenvolvimento dos projetos. “Nossa metodologia se desenvolve a partir da expedição investigativa, onde o olhar do aluno é levado em consideração. Desta forma, um projeto nunca chega a eles pronto. Pelo contrário, é a perspectiva deles que vai construir a linha do projeto. Com isso, com ele sendo parte do processo de construção, a dinâmica fica mais interessante e o processo de aprendizagem mais sólido e eficaz. Ou seja, passar a ter significação para este aluno”, afirma Alyne.