Geral

Notícia publicada sexta-feira 26 junho 2015

Programa da Copel oferece geladeiras e freezers com 45% de desconto

Gostou, compartilhe

Os clientes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) poderão, a partir de 1º de julho, substituir a geladeira ou freezer antigo por um novo, mais eficiente, com desconto de 45% no preço do novo eletrodoméstico. O programa Lar Eficiente, que vai ajudar a população a economizar com energia, foi lançado na quarta-feira (24) pelo governador Beto Richa e o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna.

O Lar Eficiente integra o Programa de Eficiência Energética (PEE), aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para incentivar medidas que promovam a eficiência e o combate ao desperdício de energia elétrica.

O presidente da Copel explicou que os programas contribuem com a diminuição da conta de luz num momento de crise energética nacional. “A troca de geladeiras e de lâmpadas por equipamentos mais eficientes permitem uma economia de energia nas residências, beneficiando os consumidores e também exigindo menos do sistema energético”, ressaltou. “A Copel já realiza este programa há alguns anos, mas com foco em famílias de baixa renda. Agora, qualquer consumidor pode se beneficiar”, disse.

A venda dos eletrodomésticos com 45% de desconto começa no dia 1º de julho e será feita em todo o Paraná, pelas Lojas Colombo, vencedora da licitação da companhia. O projeto é destinado aos consumidores residenciais, tanto da área urbana como da rural. A medida não abrange, porém, os seis municípios que não são atendidos pela Copel Distribuição (Campo Largo, Guarapuava, Coronel Vivida, Jacarezinho, Ribeirão Claro e Rio Negro). Serão 12 mil eletrodomésticos, entre refrigeradores e freezers, e 18 mil kits de iluminação, formado por quatro lâmpadas fluorescentes compactas de 15w e uma lâmpada led de 9,5w.

Requisitos

Para participar, o cidadão precisa estar com a conta de luz em dia, possuir um refrigerador ou freezer com pelo menos cinco anos de uso que esteja funcionando – e que será substituído, entregar um conjunto de cinco lâmpadas incandescentes (menos eficientes) e pagar o valor simbólico de R$ 1,00. Assim, o consumidor pode comprar um refrigerador ou freezer com 45% de desconto e receber ainda o kit de lâmpadas novas.

Basta ir a uma das Lojas Colombo, onde é realizado todo o processo. Para tirar dúvidas, pode ser feito o contato pelo número de televendas da empresa: 0800 642 4242. O cliente não precisa contatar ou ir à Copel para fazer a troca.

Um por imóvel

Cada consumidor tem direito à substituição de um eletrodoméstico por imóvel. A escolha do novo refrigerador ou freezer segue regras para garantir que o eletrodoméstico adquirido seja equivalente ao antigo. Dessa forma, por exemplo, não é possível substituir um refrigerador antigo de uma porta por um novo de duas portas, ou um freezer por um refrigerador. A tabela com os equipamentos equivalentes e os valores com descontos estará disponível nas lojas.

A entrega será feita pelas Lojas Colombo. O aparelho e as lâmpadas antigas serão coletados no momento da entrega e devem ser os mesmos informados no momento da compra. Todos os refrigeradores e freezers recolhidos serão destinados a um processo de reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente. O consumidor que participar deve, impreterivelmente, entregar seu refrigerador antigo e o kit de lâmpadas incandescentes, para receber o novo, com o desconto.