Geral

Notícia publicada terça-feira 28 março 2017

Programação de aniversário de Palmeira conta com mais de 20 eventos

Gostou, compartilhe

A Prefeitura de Palmeira programou atividades especiais para festejar o aniversário do município, comemorado no dia 7 de abril. A Cidade Clima vai presentear sua população com vários eventos culturais, educacionais e de lazer do dia 3 ao dia 9, somadas a outras atrações nos dias 20, 21, 27 e 28.

As comemorações têm início na manhã de segunda-feira (3), com o lançamento do Projeto Cartilha, através da Secretaria Municipal de Educação. No período da tarde o município recebe um caminhão 0 km, com o valor de R$ 262 mil através de Emenda Parlamentar.

Programação

A programação da terça-feira (4) fica por conta do SESC, que apresenta peças teatrais durante a manhã e realiza oficina de teatro para professores a tarde, no Salão da Escola Integrada. Dois eventos marcam o período da noite: a decisão do Campeonato de Veteranos, na quadra de futebol Society, e uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores.

Na quarta-feira (5) a Praça da Matriz será o palco de contações de histórias. No mesmo dia a Secretaria de Assistência Social promove o ‘História de Palmeira aos que fazem história’, evento que inclui a exibição do filme ‘Amor Além da Sacristia’. No período da noite uma Missa Solene, na Igreja Matriz, homenageia os 198 anos do município, seguida de uma Mostra de Filme, exibindo a obra ‘Vadico, o sertanejo’.

Na quinta-feira (6), véspera do aniversário de Palmeira, acontece a Ação Cidadã na rua Conceição, uma parceria entre Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (ACIP) e Secretaria de Indústria e Comércio. Das 18h30 às 22 horas, acontece a Feira da Lua, acompanhada de apresentação de músicas brasileiras, como samba, bossa nova e chorinho, por alunos da Escola de Música Vivace. Neste mesmo evento a Orquestra Municipal apresenta temas de diversos filmes consagrados do cinema mundial.

 

Na sexta-feira (7), dia em que o município completa 198 anos de fundação, a programação tem início às 9 horas, com o Momento Cívico na Praça da Matriz. Na sequência, às 10 horas, o Corpo de Bombeiros apresenta uma simulação de atendimento. No período da noite será realizada a Feira da Lua Gospel, com apresentações de igrejas locais e show com a cantora e deputada estadual Mara Lima.

Passeio

Um passeio ciclístico acontece na manhã de sábado (8), a partir das 8h30, com saída da Praça da Matriz, percorrendo trechos no Centro, Colônia Francesa, Vila Rosa e Parque dos Papiros. Quem tiver interesse pode acompanhar o grupo até a Colônia Witmarsum. Durante a tarde a programação atende aos amantes dos animais, que realizam uma Feira de Adoção, seguida por uma ‘cãominhada’. No período da noite a Praça da Matriz recebe um Festival de Food Trucks.

 

No domingo (9), das 10 às 17 horas, a avenida 7 de Abril recebe o 1º Campeonato de Radicais de Palmeira, com skate, carrinhos de rolimã, bicicletas e outros, com inscrições gratuitas. Em paralelo serão realizadas batalhas de rap. Durante a noite acontece a continuação do Festival de Food Trucks.

Em comemoração aos 70 anos do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, maior instituição de ensino do município, acontece um baile no Clube Palmeirense no dia 20, no período da noite, junto com o tombamento da fanfarra da instituição. No dia seguinte será realizado um encontro de granjeiros, ex-alunos do Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas – turma de 1977, que completam 40 anos de formatura.

Encerramento

A programação de aniversário encerra nos dias 27 e 28, com palestras promovidas pelo Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, na Secretaria de Assistência Social. O tema do primeiro dia de palestras é Paisagem cultural e preservação patrimonial: O caso da região da Colônia Cecília, e no segundo será Geografia de Palmeira: Aspectos Físicos.

Confira abaixo a programação detalhada:

Dia 03/04

9 horas – Lançamento do Projeto Cartilha – Auditório da Secretaria de Educação

14 horas – Entrega do Caminhão – MAPA – Praça da Matriz

Dia 04/04

8 horas – Teatro SESC – Escola Integrada

13 horas – Oficina de Teatro SESC – Escola Integrada

19 horas – Final do Campeonato de Veteranos – Campo de Futebol Society

19 horas – Sessão Especial – Câmara Municipal

Dia 05/04

8h30 – Contação de Histórias – Praça da Matriz

13 horas – História de Palmeira aos que fazem história – Secretaria de Assistência Social

19h30 – Missa Solene – Igreja Matriz

20h30 – Filme: Vadico, o sertanejo – Praça da Matriz

Dia 06/04

8 horas – Ação Cidadã – Rua Conceição

18h30 – Feira da Lua com apresentação de alunos da Escola de Música Vivace e da Orquestra Municipal – Praça da Matriz

Dia 07/04

9 horas – Momento Cívico – Praça da Matriz

10 horas – Simulação de resgate do Corpo de Bombeiros – Praça da Matriz

18h30 – Feira da Lua Gospel – Apresentações de igrejas e show com a cantora Mara Lima – Praça da Matriz

Dia 08/04

8h30 – 1º Baike Tour – Praça da Matriz

13 horas – Feira de Adoção de Animais/Cãominhada – Praça da Matriz

18h30 – Festival de Food Trucks – Praça da Matriz

Dia 09/04

10 horas – 1º Campeonato de Radicais Cidade de Palmeira/Batalha de Rap – Avenida 7 de Abril

18h30 – Festival de Food Trucks – Praça da Matriz

Dia 20/04

20 horas – Baile de 70 anos do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves e tombamento da fanfarra – Clube Palmeirense

Dia 21/04

9 horas – Encontro dos ex-Granjeiros da turma de 1977 – Praça da Matriz

Dia 27/04

20 horas – Ciclo de Palestras Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira – IHGP (Paisagem cultural e preservação patrimonial: O caso da região da Colônia Cecília) – Secretaria de Assistência Social

Dia 28/04

20 horas – Ciclo de Palestras Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira – IHGP (Geografia de Palmeira: Aspectos Físicos) – Secretaria de Assistência Social