Agrícola

Notícia publicada terça-feira 26 agosto 2014

Projeto da UEPG reúne em Palmeira avaliadores do Funbio e TFCA

Gostou, compartilhe

O Laboratório de Mecanização Agrícola (Lama) do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, na sexta-feira (22), a visita do Comitê Gestor do Tropical Forest Conservation Act (TFCA), gerenciado pelo Fundo Brasileiro de Apoio a Biodiversidade (Funbio), e do Ministério do Meio Ambiente. Os agentes vieram conhecer os trabalhos realizados pelo Lama, entre eles o Projeto Entre Rios e o Projeto de Capacitação de Jovens Rurais, organizados em parceria com a Petrobras e Funbio.

As atividades foram realizadas na propriedade do agricultor familiar Roberto Gurski, em Palmeira. Durante a manhã aconteceram três oficinas ministradas por integrantes do Lama para jovens estudantes do Colégio Agrícola Getúlio Vargas. As oficinas de Adequação Ambiental, Plantio Ecológico de Frutíferas e Curvas de Níveis mesclaram atividades realizadas em ambos os projetos e incentivam a preservação do meio ambiente e a educação ambiental para o desenvolvimento da agricultura sustentável.

No período da tarde foi realizado um diálogo entre os agricultores de base familiar de Palmeira, realizadores do projeto e financiadores. Segundo Natalia Prado, o contato entre quem financia o projeto e quem é atendido permite ver os resultados de verdade.“A gente consegue ver como os resultados alcançados pelo projeto são muito importantes para a região, ficamos muito felizes com essa parceria”, explicou ela.

João Arthur Seyffarth, analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, destacou a importância do projeto para o TFCA. “O TFCA é um acordo de transformação de dividas entre o governo brasileiro e o governo americano, em investimento na preservação do meio ambiente. O projeto aqui, além de ajudar no incentivo à preservação do meio ambiente, ajuda a diminuir essa dívida com os EUA”, completou Seyffarth.