Geral

Notícia publicada terça-feira 20 outubro 2015

Provas do Enem acontecem neste final de semana no CEDAG

Gostou, compartilhe

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem neste final de semana, no neste sábado (24) e no domingo (25). Em Palmeira elas serão realizadas no Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves. Além de manter os estudos em dia, algumas dicas são importantes para quem vai fazer o exame pela primeira vez ou tem alguma dúvida quanto ao local das provas.

Neste ano, diferente do que ocorreu em edições anteriores, o cartão de confirmação não será entregue pelos Correios e deve ser consultado pelo endereço enem.inep.gov.br/cartao-de-confirmacao.html. Com o cartão, o candidato terá acesso a informações como a data, hora, local das provas e poderá verificar se seus dados pessoais estão corretos.

Os participantes também podem utilizar o cartão para pedir atendimento especializado ou específico, se necessário, confirmar a opção de língua estrangeira feita na inscrição e solicitar o certificado do ensino médio, se for o caso.

É importante que os candidatos não deixem a consulta para a última hora, pois pode haver falhas no sistema devido ao grande número de acessos ao site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).

Outra dica importante é que os candidatos façam o percurso até os locais das provas com antecedência para conhecer o trajeto e os horários dos ônibus, evitando atrasos. No dia das provas, o ideal é chegar uma hora antes. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas. As provas começam às 13h30.

Como os candidatos não poderão fazer intervalo para alimentação, é permitido que levem lanches leves e água para consumir durante o exame. As provas terão duração de quatro horas e 30 minutos no sábado e cinco hora e 30 minutos no domingo.

No primeiro dia serão aplicadas questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciência da Natureza e suas Tecnologias. O segundo dia será dedicado a questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias.

A pontuação no exame pode ser usada pelos candidatos em programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidade públicas, e Programa Universidade para Todos (ProUni), para vagas em instituições particulares. O Enem também classifica os melhores candidatos para bolsas de intercâmbio através do programa Ciências sem Fronteira e contratos com o Financiamento Estudantil (Fies). Para mais informações enem.inep.gov.br