Destaques

Notícia publicada quarta-feira 10 fevereiro 2016

Rádio Ipiranga passará a operar em FM na frequência 91,7 em breve

Gostou, compartilhe

Durante visita em Palmeira na sexta-feira (5), o deputado federal Sandro Alex (PPS) concedeu entrevista à Rádio Ipiranga, durante o Noticiário P-7. Na oportunidade ele comentou sobre a migração do rádio AM para o FM e revelou que, em breve, a emissora passará a operar em frequência modulada (FM). “Em breve, a emissora 1550 AM, a Ipiranga, vai operar em frequência modulada e os ouvintes poderão sintonizá-la em 91,7, operando para toda a região”, revelou o deputado.

Dentro de três ou quatro anos, a tendência é de que a faixa AM não seja mais utilizada em todo o país. A estimativa foi apresentada pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo, em novembro de 2015. No dia 24 do mesmo mês, foi assinada a Portaria que definiu os critérios de adaptação de outorgas das empresas, o que o inclui os valores a serem pagos pelas emissoras para mudar do AM para o FM.

Logo que a Portaria foi assinada, 1,4 mil das 1.781 emissoras existentes no país manifestaram interesse em realizar a mudança, pois a mesma possibilita aumento na qualidade de transmissão, além de conceder condições técnicas para que as rádios transmitam a sua programação, via internet, para celulares e tablets.

Migração

O ministro explicou que a migração de AM para FM não é mandatório, e sim optativo. “Temos a certeza de que a evolução dos anos, e o fato de que 78% das emissoras AM já manifestaram a ideia de migrar para a FM, esse número chegará a 100% no decorrer de três ou quatro anos”, argumentou Figueiredo. “A tendência natural é que a população não acesse mais depois de algum tempo o famoso radinho de pilha, que aos poucos vai migrando para o smartphone”, completou.

“A evolução se dará na velocidade que for mais adequada para que não haja prejuízo para as emissoras nem para o usuário, para o ouvinte. Não existe prazo estipulado”, concluiu Figueiredo.

 

Rádio Ipiranga