Geral

Notícia publicada terça-feira 24 março 2015

Região dos Campos Gerais integrará novo Comitê de Cidades Digitais

Gostou, compartilhe

A região dos Campos Gerais integrará novo Comitê de Cidades Digitais. A informação foi repassada na última quinta-feira (19), durante a realização do 1º Fórum de Cidades Digital, que teve o município de Ponta Grossa como sede.

“Só na região contamos com nove municípios que contam com características de cidades digitais. Este número já é alto, considerando os 19 municípios da Associação de Municípios dos Campos Gerais (AMCG), mas podemos aumentá-lo”, disse o diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho.

O primeiro tema a ser tratado pelo Comitê dos Campos Gerais deve ser a possibilidade de criação de um Consórcio de Iluminação Pública. “Os prefeitos já demonstraram interesse”, antecipa Marinho, destacando que, no mínimo, o Consórcio geraria 30% de economia, além da melhoria dos serviços com o uso de sistema informatizado.  Consórcios de Iluminação já estão sendo feitos em Associações no estado de Minas Gerais.

Representantes de 19 municípios tiveram participação no Fórum. Além de técnicos e secretários, o evento contou com a presença dos prefeitos de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, do prefeito de Carambeí e presidente da AMCG, Osmar Blum, do vice-presidente e prefeito de Ipiranga, Roger Selski e dos chefes do Executivo de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Gibson e de Porto Amazonas, Ademir Schulli.

Internet para a população

Gibson aproveitou a ocasião para mostrar um projeto que vêm dando certo em seu município: o “Telêmaco Borba Digital”. “Com ele disponibilizamos internet de qualidade para toda a população”, exaltou, completando que está levando um mundo de conhecimento aos moradores de Telêmaco Borba. Para o prefeito as novas tecnologias devem ser utilizadas como parceiras da gestão pública.

O município de Piraí do Sul também disponibiliza, desde 2010, internet gratuita para toda a população. Ainda este ano os serviços serão otimizados, já que a Prefeitura é uma das contempladas através de programa do Ministério das Comunicações. Através dos recursos disponibilizados, será implantada fibra óptica, programas de gestão e treinamentos.

Dos Campos Gerais, os municípios de Reserva e Jaguariaíva também foram contemplados. Outro case mostrado durante o Fórum foi de Ortigueira, que promove a conectividade para quatro comunidades rurais beneficiando, inclusive, famílias assentadas e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Serviços

Durante abertura do evento, o prefeito de Ponta Grossa também citou os avanços que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trouxe para sua gestão, com os serviços interligados na área da saúde; com as câmeras que auxiliam na Segurança Pública; no georreferenciamento do município; no processo de abertura de empresas e também na transparência de seu Governo. “Além disso, vamos licitar novos serviços para a modernização de todo o sistema”, antecipa, destacando que a tecnologia causa verdadeiras transformações sociais além de melhorar a vida das pessoas.

Os gestores de Ipiranga e de Porto Amazonas também citaram suas ações tecnológicas. Conforme Selski, após uma ação de agendamento dos serviços de saúde em seu município foi possível o fim das filas nos Postos. Já o prefeito Ademir destacou a melhoria da fibra óptica em seu município. “Não podemos ficar alheios a realidade das novas tecnologias. Este evento é muito importante para que possamos aprender com os demais municípios que já aderiram ao processo e com baixo custo”, avalia.

O presidente da AMCG espera que este Fórum seja um marco para os municípios da região, para que possam dar início ou potencializar suas ações de Cidades Digitais. “Além de trazer melhorias para os serviços municipais, o uso das tecnologias possibilitam maior transparência aos Governos”, finalizou. Em Carambeí, o prefeito pretende, em breve e inicialmente, disponibilizar o serviço wi-fi em uma praça municipal.

 

lightbox