Educação

Notícia publicada quarta-feira 25 fevereiro 2015

Reitores de universidades destacam acordos com governo

Gostou, compartilhe

A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) considerou positivos os resultados da reunião de terça-feira (24) com o governador Beto Richa (PSDB), com avanços em todos os pontos discutidos, em favor das sete universidades estaduais – UEM, UENP, UEL, Unioeste, UEPG, Unespar e Unicentro. Alguns acordos foram fechados e os avanços nas negociações agradaram os reitores.

Ao final do encontro, o balanço das negociações aponta que houve avanço em alguns itens, entre eles a abertura do orçamento de custeio de todas as universidades a partir da tarde de quarta-feira (25), de acordo com as necessidades de cada instituição, bem como do pagamento do terço de férias dos docentes e dos agentes universitários em parcela única, na folha salarial de março. A retomada dos processos de nomeação de novos professores e agentes universitários foi outro item de acordo entre as partes.

Também foi destacado pela Apiesp o acordo sobre o arquivamento do projeto de alteração do sistema previdenciário estadual e criação de grupo de estudos, em parceria com o Ministério Público Estadual, para discutir o assunto. Ainda, a criação de grupo de trabalho com vistas à formatação de projeto sobre a Autonomia Universitária das instituições. O grupo terá prazo de 120 dias, com possibilidade de prorrogação, se necessário.
Sobre a conquista de tais avanços, a APIESP ressalta ainda a fundamental importância dos movimentos e manifestações públicas realizadas nos últimos dias pela comunidade universitária paranaense.

A entidade representativa dos reitores das universidades estaduais destaca também os esforços do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor João Carlos Gomes, por sempre ter defendido as universidades, os professores, os servidores e os estudantes junto ao governo do Estado.

Participaram da reunião com o governador  e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior os reitores da UEL, Berenice Quinzane Jordão, da Universidade do Norte do Paraná, Fátima Aparecida Padoan, da UEM, Mauro Luciano Baesso, da UEPG, Carlos Luciano Vargas, da Unioeste, Paulo Sergio Wolff, da Unicentro, Aldo Nelson Bona, e da Unespar, Antonio Carlos Aleixo.

Apiesp reunião governo Estado 1