Geral

Notícia publicada sexta-feira 18 agosto 2017

Proposta da AMCG Cultura quer fazer mapa gastronômico da região

Gostou, compartilhe

A proposta dos gestores de cultura que fazem parte da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é resgatar os saberes e fazeres gastronômicos da região e para dar continuidade à proposta do mapa gastronômico, na terça-feira (15) a AMCG Cultura recebeu a pesquisadores Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas. Professora da UEPG acaba de lançar seu livro “Turismo & Gastronomia na Região dos Campos Gerais do Paraná”. Ela foi convidada para falar sobre a importância do “resgate de saberes e sabores” para a construção da identidade de uma população.

Municípios

Alguns dos municípios, já contam com pratos que os representam e que são reconhecidos pela comunidade, como é o caso do Pão no Bafo em Palmeira. “Ele tinha sido esquecido pelos moradores, mas houve um resgate histórico. E hoje faz parte do dia a dia das pessoas”, comentou o coordenador da AMCG Cultura e secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas de Palmeira, Waldir Joanassi Filho.

Para criar o mapa gastronômico da região o próximo passo é dos municípios da AMCG que ainda não contam com referências gastronômicas. “Vamos buscar um resgate com a própria comunidade”, antecipou o secretário de Cultura, Esportes e Recreação de Telêmaco Borba, Carlos Roberto Ramos, destacando que esta pode ser uma das atividades da Semana de Cultura que terá em seu município.