Destaques

Notícia publicada segunda-feira 27 junho 2016

Reunião entre universidades, faculdade e município discute projeto Rondon em Palmeira

Gostou, compartilhe

Professores e representantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estiveram em Palmeira na segunda-feira (27), reunidos com secretários e diretores das pastas de Indústria, Comércio e Turismo; Meio Ambiente; Agricultura; Educação; Assistência Social e Esporte e Cultura. O objetivo da reunião foi fazer um primeiro contato com o município tratando sobre o desenvolvimento do Projeto Rondon em Palmeira.

De acordo com o coordenador do projeto, Mário Cezar Lopes, cada universidade terá uma função específica dentro do projeto. “Áreas como Direito, Saúde, Geografia e Assistência Social poderão ser exploradas dentro do município. Tudo acontece de acordo com as demandas repassadas por cada secretaria. O projeto visa somar esforços com lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável”, explicou Lopes.

Com o projeto aprovado, o município deve disponibilizar alojamento, transporte e alimentação para a equipe de alunos e professores participantes. Em contrapartida a cidade vai receber benefícios como “trabalhos efetivos de alunos em áreas específicas, cursos de capacitação com temáticas educacionais práticas, além da elaboração de projetos para o desenvolvimento local”, pontuou o coordenador.

A prefeitura deve realizar novas reuniões com os representantes do Projeto Rondon para definir detalhes finais sobre o cronograma de atividades. A expectativa é de que os alunos e professores desenvolvam um trabalho de 15 dias no município.

Objetivos do Projeto Rondon:

- Contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário.

- Contribuir com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias.

- Proporcionar ao estudante universitário conhecimento de aspectos peculiares da realidade brasileira.

- Contribuir com o fortalecimento das políticas públicas, atendendo às necessidades específicas das comunidades selecionadas.

- Desenvolver no estudante universitário sentimentos de responsabilidade social, espírito crítico e patriotismo.

- Contribuir para o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições de ensino superior, governos locais e lideranças comunitárias.

Mais informações sobre o projeto Rondon estão disponíveis no site: projetorondon.defesa.gov.br.