Geral

Notícia publicada sábado 01 abril 2017

Richa inaugura rede de distribuição de gás natural nos Campos Gerais

Gostou, compartilhe

O governador Beto Richa, junto com o presidente da Compagas, Fernando Ghignone, inaugurou na quinta-feira (30) a rede de distribuição de gás natural nos Campos Gerais. O evento foi realizado em Castro e marcou o início de fornecimento do combustível canalizado para as empresas Cargill, fabricante de alimentos, e Evonik, que atua na produção biotecnológica de insumo destinado ao mercado de nutrição animal. Ambas as empresas são apoiadas pelo governo estadual, por meio do programa Paraná Competitivo. Após a inauguração da rede, o governador visitou as instalações da Cargill.

Richa afirmou que o gás canalizado da Compagas é mais um importante diferencial para a região dos Campos Gerais – já uma das mais competitivas do Estado. “São 76 quilômetros de rede, um investimento de R$ 85 milhões. Um projeto que vai ajudar a atrair ainda mais investimentos para esta região, que já tem vantagens como mão de obra qualificada, localização estratégica, deslocamento em pista dupla até Paranaguá”, disse ele.
O Paraná, disse o governador, vive o maior ciclo industrial de sua história, com mais de R$ 42 bilhões em investimentos produtivos, e os Campos Gerais são os que mais se beneficiam desse processo. Além da Cargill e da Evonik, ele citou outros investimentos na região, como o da Ambev (bebidas), Klabin (celulose), Tetra Pak (embalagens para alimentos), Paccar (caminhões), Águia Sistemas (armazenagem e movimentação de materiais).
Ambiente atrativo

Os investimentos da Compagas, da Copel, da Sanepar, as melhorias nas rodovias e no Porto de Paranaguá, somados ao programa Paraná Competitivo, contribuem para garantir no Paraná um ambiente atrativo para quem quer empreender. “O Governo do Estado apoia quem trabalha, produz e gera emprego e renda para a população”, enfatizou o governador.
Ele mencionou alguns indicadores positivos do Estado, ressaltando o jornal britânico Financial Times, que posicionou o programa Paraná Competitivo como um dos melhores do mundo. A agência de classificação de riscos Fitch, elevou o rating nacional do Paraná, que está agora a um grau da avaliação máxima da agência.
Compromisso

O presidente da Compagas lembrou que a ligação Ponta Grossa, Carambeí e Castro é mais um compromisso cumprido pelo governo estadual dentro do programa Paraná Competitivo. “Hoje o trajeto dos Campos Gerais já atende 19 indústrias e o atendimento especifico da Cargill e da EvoniK se dá estritamente dentro desse programa, que tantas indústrias já atraiu ao Estado”, disse Ghignone. “O gás chega por gasoduto e evita que as indústrias mantenham grandes reservatórios de combustíveis. É uma matriz energética limpa e ecologicamente mais adequada, que reduz custos de produção, tornando as indústrias mais competitivas”, afirmou.
O prefeito de Castro, Moacyr Fadel, também ressaltou o impacto da instalação da rede de gás natural para o município e a região. “É um projeto dos mais importantes, que começamos a tratar há cinco anos e hoje vemos concretizado”, disse ele. Ele também enfatizou o apoio do Governo do Estado para a atração das indústrias. “Elas geram renda e emprego, o que traz alegria para a população.”


Foto: Ricardo Almeida / ANPr