Geral

Notícia publicada sexta-feira 10 junho 2016

Sanepar alerta sobre importância de proteger o hidrômetro no frio

Gostou, compartilhe

A previsão de temperaturas negativas nos próximos dias requer cuidados com o medidor de água, o hidrômetro. O frio intenso e a geada também podem romper as tubulações que ficam expostas.

O rompimento da tubulação e a danificação do hidrômetro causam transtorno direto aos clientes, que podem ficar desabastecidos até a troca dos tubos e equipamentos. Por isso, a Sanepar orienta a população para que proteja o medidor de água a fim de evitar possíveis danos. Como precaução, os moradores podem cobrir o relógio e os canos aparentes com caixa de papelão, pedaço de plástico, lona, ou com outro tipo de material que impeça o acúmulo de gelo.

Fácil remoção

“Fechar o registro de entrada de água à noite é outra medida eficaz, pois evita o acúmulo e o congelamento da água dentro do equipamento e da tubulação”, explica o gerente da Sanepar Renato Mayer Bueno. É importante, porém, que esse material seja de fácil remoção. “Ele deve ser retirado assim que a temperatura subir, ou na data de leitura da conta, para que o leiturista da Sanepar não tenha dificuldade no desempenho de sua função”, completa.